Jardins da Infância no MuBE
Quem nunca se pegou falando – ou escutando – a saudosista “ah, no meu tempo a gente brincava na rua…”. Reação inevitável a uma baita verdade: a cidade cresceu, as casas estão dando espaço a condomínios e a forma de convívio entre as crianças tem ficado cada vez mais restrita e vigiada. Atentas a essa […]
Quem nunca se pegou falando – ou escutando – a saudosista “ah, no meu tempo a gente brincava na rua…”. Reação inevitável a uma baita verdade: a cidade cresceu, as casas estão dando espaço a condomínios e a forma de convívio entre as crianças tem ficado cada vez mais restrita e vigiada.
Atentas a essa realidade, as amigas Drica Lobo e Carol Fiorentino, ambas moradoras do bairro dos Jardins, sempre ficaram encafifadas com o fato de que as crianças das famílias que moram ali pouco frequentam os espaços públicos do bairro –por falta de costume, por desconhecer os locais próprios para o convívio ou por medo mesmo, um triste argumento que tem se tornado cada vez mais comum para não sair às ruas da cidade.
Decididas a tentar mudar alguns hábitos, juntas elas mapearam praças, parques e outros pontos bacanas de levar a garotada – de preferencia à pé. O projeto, que ganhou um mapa todo ilustrado, cresceu e virou um portal – que reúne o endereços, opiniões e debates sobre a infância – e também encontros aos sábados no MuBE, com ainda mais três edições previstas até o fim do ano.
A ideia é promover no espaço do museu o que seria um encontro “de pracinha”, com crianças brincando livremente, mas também conta com uma programação. Nela, há desde papos sérios e palestras para os pais até oficinas, contações de histórias e atividades para as crianças.
O tema deste próximo sábado (30) é dos mais fofos: comemorar o dia dos avós. Além de convidar vôs e vós a acompanharem as crianças nesse passeio, a edição terá uma exposição de brinquedos antigos, sem dúvida uma ótima forma de estreitar os laços entre as gerações.
A entrada é gratuita e vale a pena para qualquer família – moradora do Jardins ou não.
A programação completa você vê aqui.