‘A Botija’, em cartaz no Itaú Cultural, traz lendas do sertão
Peça infantil em cartaz desde o dia 9 aborda cultura nordestina com música e teatro
A Sala Vermelha do Itaú Cultural tem nova atração para a criançada aos domingos. Em cartaz desde o dia 9, A Botija, um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro reúne lendas sertanejas. O espetáculo nasceu a partir de contações de histórias que, em 2024, percorreram bibliotecas e unidades do Sesc em São Paulo. Nesta montagem, as narrativas ganham forma mais teatral, com a dramaturgia reforçada.
Inspirada na literatura oral nordestina, a peça narra a volta de três irmãos ao sertão para procurar a tal de botija de ouro, mencionada pela avó deles na infância — a busca por esse tesouro traz à tona figuras como a Caipora, a Mulher do Sonho e a Princesa da Serra.
A trilha sonora, mistura de músicas dos alagoanos Elaine Silva e Nildo Verdelinho, é executada ao vivo com viola caipira, flauta, xilofone, tambor e pandeiro. A cenografia inclui tapeçaria do artista potiguar Irapuan Júnior e peças de artesanato, e os figurinos bordados remetem à xilogravura. A direção é de Jhoao Junnior, do Rio Grande do Norte, e Maria Rosa, do Ceará, artistas que compõem o elenco. O espetáculo é acessível em libras (60min). Rec. livre.
Itaú Cultural – Sala Vermelha
Avenida Paulista, 149, tel. 2168- 1777. Tem acessibilidade. Dom. (exceto 2/3), 16h. Até 27/7. Grátis (mediante reserva de ingressos pelo site do Itaú Cultural, aberta às terças, 12h).
Publicado em VEJA São Paulo de 14 de fevereiro de 2025, edição nº 2931.
Big Brother Brasil 14: confinados, brothers se fotografam em hotel e começam a criar personagens
Confira a trajetória da Rede TV! que completa duas décadas
Motorista que bloqueou Rodoanel afirma ter mentido sobre presença de bomba





