‘Histórias da Floresta: O Segredo das Águas’ em destaque no Catavento
Com recriação de uma floresta, a mostra traz a relação entre os seres humanos e as águas e fica até o dia 18 de maio

Está em cartaz no Museu Catavento Histórias da Floresta: O Segredo das Águas, mostra que coloca em pauta a relação entre os seres humanos e as águas.
O objetivo é despertar reflexões sobre o vínculo com a natureza, a importância do cuidado com o meio ambiente e o sentimento de pertencimento ao planeta.
Com um rio cenográfico e uma instalação que imita uma floresta, a arquitetura da exposição incorpora referências das construções indígenas, com um espaço em forma de Ocaruçu — abrigo tradicional utilizado para compartilhar histórias e reunir pessoas.
A experiência tem ainda oficinas e contações de histórias: no sábado (3), às 14h, acontece o workshop Tinta da Terra, em que os pequenos podem explorar as cores naturais do solo e descobrirão como a água revela, dilui e espalha os tons terrosos sobre diferentes superfícies. Em 10 de maio, às 14h, será realizada a oficina de pulseira de sementes tradicionais dos indígenas Kariri-Xocó, seguida da contação de história Mãe d’Água e Nego d’Água, às 15h.
No dia 11, a programação inclui oficina de pintura corporal às 14h, em que os participantes aprendem sobre a cultura e grafismos tradicionais do povo Kariri-Xocó.
O encerramento será em 18 de maio, às 14h, com a história O Segredo da Chuva. Rec. livre.
Museu Catavento
Avenida Mercúrio, s/n (Parque Dom Pedro II), centro, 96392-1393. Tem acessibilidade. Ter. a dom., 9h/17h. Até 18/5. R$ 9,00 a R$ 18,00 (grátis às terças, primeiro domingo do mês e segunda quarta do mês).
Publicado em VEJA São Paulo de 25 de abril de 2025, edição nº 2941.