Já se passaram oito anos desde que o último filme da saga original de Harry Potter chegou aos cinemas — doze, se você considerar apenas os livros. Ainda assim, o amor da geração que cresceu com o “Menino Que Sobreviveu” está longe de acabar. Um exemplo? Basta dar um pulo rápido ao Complexo Tatuapé, que inaugurou no último sábado (9) uma decoração de natal inspirada na série. Há visitantes de todos os jeitos: bebês de colo e senhores de idade, dos mais acanhados, com camisetas discretas, até aqueles que vestem uniforme completo, com túnica e tudo.
O clima dentro da réplica de Hogsmeade, no Shopping Metrô Tatuapé, é um tanto mágico. Muito disso devido as músicas clássicas da trilha do filme, que tocam ininterruptamente. O cenário, entre tanto, deixa um pouco a desejar. Não é possível entrar em nenhuma das lojinhas da vila, apenas admirar suas vitrines. E as vitrines em si nem são tão interessantes assim — os itens dispostos são todos desenhados, sem nenhuma profundidade. O ponto alto para quem passa por ali são os monitores interativos presentes em duas delas, em que estão disponíveis jogos com os quais os visitantes podem interagir com varinhas.
Espalhados pelos shoppings estão alguns objetos icônicos da saga, planejados para garantir bons cliques para as redes sociais. O mais bacana deles é a capa de invisibilidade, que funciona como um chroma key (aqueles fundos verdes usados em produções audiovisuais) que o visitante enrola no corpo. O efeito é igual ao do filme, captado por um computador em frente ao visitante.
Os outros, no entanto, não são tão impressionantes. O carro de Rony Weasley é feito do mesmo material dos doces na vitrine: sem nenhuma tridimensionalidade. A vassoura Firebolt fica em um meio termo entre os dois. Aliás, o mapa oferecido na praça de eventos será seu melhor amigo quando decidir encontrar uma dessas ativações, e lembra bastante o icônico Mapa do Maroto.
No Boulevard Tatuapé, a atração central é um pedaço do Beco Diagonal e do campo de quadribol de Hogwarts. O mesmo problema de Hogsmeade volta a aparecer, e o espaço é bem menor do que o do shopping vizinho, mas em compensação há mais pontos de fotos espalhados no prédio. Aqui também fica a loja oficial, com vários produtos temáticos como copos, cadernos e camisetas. Os preços, como se pode esperar, são salgados: uma camiseta sai por R$ 69,99, e uma varinha não sai por menos de R$ 300,00.
Algumas dicas valiosas: a atração lota aos finais de semana, o que torna impossível participar das atividades interativas sem enfrentar filas enormes. Durante a semana, o fluxo costuma ser mais tranquilo. Se possível, dê preferência para um dos horários dos shows de neve, que acontecem de quinta a sábado, às 19h e às 20h30, e domingos e feriado, às 16h e às 18h. Nesses momentos também rola por lá uma apresentação com atores caracterizados como estudantes de Hogwarts, que fazem algumas “magias” e interagem com o público. O clima é outro quando eles estão lá, e a garotada fica apaixonada pela neve.
Complexo Tatuapé
Telefone: 2090-7400/2225-7000
Grátis