‘Mostra Carroça de Mamulengos’ celebra teatro de bonecos no CCBB SP
Espetáculos da companhia mostram três gerações de arte brincante no teatro, em cartaz até 21 de abril

O CCBB são Paulo celebra a rica tradição da cultura do teatro de bonecos com a Mostra Carroça de Mamulengos: Três Gerações de Arte Brincante. São apresentados espetáculos da companhia Carroça de Mamulengos sobre ela mesma — o grupo foi criado em 1977 pelo ator, compositor, artesão e bonequeiro Carlos Gomide. Ele e a atriz Schirley França tiveram oito filhos enquanto viajavam pelo Brasil, convivendo com a cultura popular brasileira em lugares como rio Grande do norte, Ceará e Distrito Federal.
Esse contato resulta nos diversos enredos. Em cartaz, a peça Histórias de Teatro e Circo, dirigida por uma das filhas do casal, Maria Gomide, celebra o nascimento dos rebentos e a continuidade da tradição. Do dia 28 a 6 de abril, fica em cartaz Janeiros, que marca o momento em que os filhos assumem a direção da companhia, dando voz às novas gerações com as próprias narrativas. a direção é de Rodolfo Vaz. Em seguida, O Babauzeiro é performada entre 11 a 21 de abril. Com direção de Gomide, remete à origem da trupe, além de trazer os primeiros bonecos recebidos por ele das mãos do mestre dramaturgo paraibano Antônio do Babau (60min). Rec. livre.
CCBB São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112, centro, tel. 4297-0600. Tem acessibilidade. Sex., 19h (18/4 não haverá sessão). Sáb. e dom., 15h e 18h. 21/4, 15h. Até 21/4. R$ 15,00 a R$ 30,00 (ingressos.ccbb.com.br).
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de março de 2025, edição nº 2936.