Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Não existem predestinados. Existe treino!

O que você precisa é acreditar em seu potencial e rever sua forma de se exercitar para que o progresso apareça

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 mar 2017, 15h44 - Publicado em 2 mar 2017, 15h43
 (/)
Continua após publicidade

Você olha algumas pessoas correndo no parque; seu colega de trabalho conta que vai correr uma maratona; sua vizinha é aquela mulher determinada que sai todo dia cedo para fazer seu treino… Daí você pensa que eles são predestinados, que nasceram para correr. E você, que ficou fora dessa “seleção divina”, tem de se contentar em apenas aplaudir.

Mas e se eu te contar que todo mundo, mas todo mundo mesmo, pode se dar bem em um esporte? Não tem essa de que uns nasceram para a coisa e outros não.

O importante é encontrar uma atividade que você realmente goste. É o que vai fazê-lo sair do sofá. Contar com um treinador, um orientador responsável, também. E ele terá o papel fundamental de estimulá-lo, sem criar falsas ilusões. Algumas pessoas estão fora de forma, outras não treinam de forma constante. Essas vão ter uma evolução mais visível e rápida conforme forem fazendo ajustes em sua rotina.

Mas o fato é que, apesar das diferenças de capacidade aeróbica, das diferenças físicas entre os indivíduos, todo mundo tem capacidade de evoluir. Se você não faz nada, caminhar é um ótimo primeiro passo. Se você caminha, com um pouco de dedicação, logo estará trotando. Se você corre 5 quilômetros, pode chegar a 10 quilômetros em pouco tempo.

Todo mundo pode melhorar, avançar, sonhar mais alto. Você não é diferente de qualquer amigo seu que tenha feito uma meia maratona, uma maratona ou até outros desafios maiores.

Continua após a publicidade

O que você precisa é acreditar em seu potencial e rever sua forma de se exercitar para que o progresso apareça. Antigamente era raro um atleta amador fazer uma maratona. Hoje, desde que devidamente planejado, esse sonho é viável. Não existe idade, nem condições especiais para começar, se manter e evoluir no esporte.

Há muitos anos, recebo corredores que já passaram dos 40 anos e conseguem melhorar com o passar dos anos. Sem parar a vida, sem deixar de dar atenção ao trabalho, à família, aos filhos. Acredite: evoluir, conquistar grandes metas, é para você também!

Publicidade