Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Síndrome da ansiedade pré-maratona

Nos próximos meses acontecem as maratonas mais desejados no exterior: Buenos Aires, Chicago, Berlin, Amsterdã, Nova York… E tem muito corredor em contagem regressiva para o grande dia. Entendo que essas provas gerem ansiedade, até porque tem todo um glamour em torno delas e porque envolvem viagem e lazer – afinal, muita gente aproveita para […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 00h30 - Publicado em 23 ago 2013, 13h58
Female athlete crossing the finish line (/)
Continua após publicidade
Female athlete crossing the finish line

FOTO: LatinStock

Nos próximos meses acontecem as maratonas mais desejados no exterior: Buenos Aires, Chicago, Berlin, Amsterdã, Nova York… E tem muito corredor em contagem regressiva para o grande dia. Entendo que essas provas gerem ansiedade, até porque tem todo um glamour em torno delas e porque envolvem viagem e lazer – afinal, muita gente aproveita para tirar uns dias de férias e curtir a cidade.

Continua após a publicidade

Mas o que me preocupa mesmo é notar uma espécie de “síndrome da ansiedade pré-maratona”, que atinge certos corredores que começam a duvidar de seus treinos. Ao invés de focar em seu próprio planejamento, o cara fica de olho no “longo” do vizinho, acha que o amigo está fazendo melhor do que ele, se desespera…

Para acalmar você, futuro maratonista, na minha visão o que menos importa é o tamanho do seu longo. Para você completar bem a prova, levo muito mais em consideração suas 14 semanas de treinos feitos de forma ininterrupta. Continuidade é a palavra-chave.

Se perdeu um treino longo, se não conseguiu cumprir alguns dias de sua planilha, não adianta tentar repor, se sobrecarregando para tirar o atraso. À medida que sua prova se aproxima, isso pode resultar em lesão ou fazer baixar sua resistência e deixá-lo doente. É como nos tempos de colégio: tem que estudar aos poucos, cumprir as tarefas no tempo certo e não deixar para a última hora.

Continua após a publicidade

Respire fundo, siga o planejado junto a seu treinador, esqueça a planilha do amigo, não queira fazer mais do que é proposto. Não entre na pilha daqueles que acham que quanto mais quilometragem, melhor.

Se você tem sido um corredor assíduo nos treinos, tenho certeza de que já evoluiu um pouco e que ainda pode evoluir mais até o dia da maratona. Chegado o momento, é só fazer aquilo que treinou. E se treinou bem, vai chegar bem. Faça lá sua maratona e depois me conta como foi…

Publicidade