A baixa umidade do ar pode desencadear uma série de complicações respiratórias e agravar doenças já existentes. Segundo a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, devemos ficar em estado de atenção quando a umidade relativa do ar estiver entre 20 e 30%, e em estado de alerta ao cair para 20% a 12%. Abaixo destes níveis é decretado estado de emergência. Quanto menor for a umidade do ar, mais cuidados devem ser tomados para evitar complicações.
+ Como um amigo pode te motivar na hora da corrida
Com o calor, o tempo seco e a poluição na cidade de São Paulo, o ideal seria evitar atividades físicas ao ar livre. Mas tem gente que não cogita essa hipótese, que tem sua planilha para cumprir ou uma prova importante da qual está treinando. O que dá para fazer, então, é tentar amenizar os perigos. Veja algumas recomendações:
Treine cedo: (antes das 9 da manhã) ou no final da tarde (após as 16h).
Em casa: mantenha arejados ambientes fechados, umidificando-os com vaporizadores ou recipientes com água.
Água: capriche na hidratação antes, durante e depois dos exercícios. E reforce a ingestão de líquidos durante o dia.
Vesturário: use roupas claras, confortáveis e ventiladas.
Reduza o ritmo: o calor e o clima seco consomem sua energia e fazem o cansaço aparecer antes da hora, além de exigir mais de seu corpo.
Limites: preste atenção na intensidade do esforço físico e não ultrapasse seu limite. Dor de cabeça, tontura, vista turva, coração disparado e cansaço muito além do normal são sinais de alerta. Diante de qualquer sintoma estranho, pare!
Ficou animado para correr? Saiba também onde encontrar bons parques para praticar na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.