Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Pequeno manual de primeira viagem

Em São Paulo acontecem boas provas todos os finais de semana. Mas de vez em quando é legal correr fora da cidade também. E algumas competições atraem muita gente. É o caso da Maratona do Rio de Janeiro, no próximo final de semana, que além dos 42 quilômetros oferece ainda opções de 21 quilômetros e […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 00h59 - Publicado em 4 jul 2013, 13h07
Data da foto: 2010 Maratona do Rio, realizada no Rio de Janeiro. (/)
Continua após publicidade
Histórias Cariocas

Maratona do Rio (Foto: Divulgação)

Em São Paulo acontecem boas provas todos os finais de semana. Mas de vez em quando é legal correr fora da cidade também. E algumas competições atraem muita gente. É o caso da Maratona do Rio de Janeiro, no próximo final de semana, que além dos 42 quilômetros oferece ainda opções de 21 quilômetros e 6 quilômetros – ou seja, são distâncias para todos os gostos e fôlegos, fazendo do evento uma grande festa do esporte.

Continua após a publicidade

Aqui, então, vão algumas dicas para quem vai fazer sua primeira prova fora de São Paulo.

# Arrume sua mala com calma e confira se colocou tudo o que precisa: short, camiseta, tênis, meias, boné, relógio – opte por roupas leves, com tecido tecnológico. Não esqueça também de suplementos, filtro solar, vaselina. Melhor levar o que você está acostumado a ter que sair caçando ou substituir por produtos que você nunca usou.

# Leia atentamente o manual do corredor ou as instruções da organização no site da prova em relação à retirada de kit, horário de largada, chip.

Continua após a publicidade

# Você depende do seu corpo para fazer uma boa e prazerosa prova. Cuide-se bem nos dias que antecedem o evento: alimente-se, hidrate-se e durma adequadamente.

# Mentalize o trajeto da prova e sua estratégia. Um bom plano consiste em largar mais leve, encontrar seu ritmo confortável e se manter nele até o final – seja qual for sua distância.

# Como você vai correr em uma cidade diferente da sua, atenção ao clima. Se estiver calor reavalie sua estratégia e pense em diminuir o ritmo previsto.

Continua após a publicidade

# No dia da prova, tome seu café com cerca de duas horas de antecedência, com alimentos que está acostumado, equilibrando carboidratos e proteínas. Evite as fibras. E hidrate-se.

# Já na corrida, controle a ansiedade e comece leve. Especialmente provas mais longas exigem foco e concentração mental. Encaixe o ritmo e siga adiante, sem sprints para não correr o risco de “morrer na praia”.

# Em uma prova é normal fazer força, sentir um pequeno desconforto a certa altura, mas você não precisa sofrer o tempo todo. Sentiu algo estranho –tontura, náuseas –, pare!

# Depois que terminar, comemore. Mas também alimente-se e se mantenha hidratado. Novamente vale o alerta: caso sinta-se mal, procure auxílio médico.

Publicidade