Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

É possível sentir depressão pós-maratona?

O processo de fazer uma maratona é longo. São meses se preparando, melhorado a alimentação, abrindo mão de algumas coisas na vida… Tudo tendo como meta correr os 42 quilômetros em um lugar bacana ou fazer um bom tempo ou completar e sentir a sensação de superação. Ninguém corre uma maratona sem um objetivo. E […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 20h15 - Publicado em 19 nov 2014, 18h42
WS8 SÃO PAULO 19/06/2011 - MARATONA DE SÃO PAULO - ESPORTES - 17ª Maratona Internacional de São Paulo, realizada nesta manha de domingo (19). Foto: WERTHER SANTANA/AE (/)
Continua após publicidade

maratona-sp

O processo de fazer uma maratona é longo. São meses se preparando, melhorado a alimentação, abrindo mão de algumas coisas na vida… Tudo tendo como meta correr os 42 quilômetros em um lugar bacana ou fazer um bom tempo ou completar e sentir a sensação de superação. Ninguém corre uma maratona sem um objetivo. E isso motiva e sustenta a dura jornada até a linha final.

+ Seis dicas para mandar bem na preparação da São Silvestre

Não há como segurar a emoção no final da prova e a euforia nos dias seguintes. É normal querer dividir seu feito com outras pessoas, receber congratulações, se sentir especial… Mas depois, com a vida “voltando ao normal”, pode bater tristeza. Na verdade, eu acho que esse sentimento está ligado ao pacote todo: encerramento da rotina de treinos, final de uma viagem agradável ao lado da família ou dos amigos… Fica um certo vazio. Algo como: “subi o Everest – e agora?”

Mas isso tende a passar rapidamente com você repensando sua vida como corredor, fazendo a avaliação de sua experiência e com a retomada gradual dos treinos. Não acho que você deva colocar outro grande objetivo logo em seguida para manter a motivação. Você tem que gostar de correr e não apenas gostar de fazer provas.

Continua após a publicidade

+ Como um amigo pode te motivar na hora da corrida

Querer correr maratona porque “está na moda” – às vezes tendo até uma experiência não muito agradável por não estar devidamente preparado – ou ser movido apenas por competições é que pode gerar essa sensação de depressão. Daí é fácil a tristeza e o desânimo abaterem o corredor após a superação de um grande desafio. Além do mais, o esporte deve ser uma das fontes de satisfação e alegria da vida – e não a única. É bom pensar se a corrida não está sendo uma fuga de outras coisas.

Animado para participar de uma maratona? Saiba também onde encontrar bons parques para praticar na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

Publicidade