Avatar do usuário logado
OLÁ,

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Dicas para se dar bem nas corridas de obstáculos, a nova moda entre os fortões

Cada vez mais o corredor procura novidades para se desafiar. Para muitos não basta fazer uma maratona ou desbravar uma montanha. É preciso enfrentar uma verdadeira operação de guerra. E é essa a sensação que se tem com as corridas de obstáculos, modalidade inspirada nos exercícios militares realizados fora do país e que chegou com tudo por aqui. […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 18h47 - Publicado em 30 jan 2015, 16h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • corrida-obstaculo-2

    Cada vez mais o corredor procura novidades para se desafiar. Para muitos não basta fazer uma maratona ou desbravar uma montanha. É preciso enfrentar uma verdadeira operação de guerra. E é essa a sensação que se tem com as corridas de obstáculos, modalidade inspirada nos exercícios militares realizados fora do país e que chegou com tudo por aqui.

    + Quer começar a correr? Saiba como dar o primeiro passo

    Entre um deslocamento e outro, o participante tem de rastejar por baixo de arame farpado e lama, correr entre labaredas, cruzar barreiras de água e escalar paredes, entre outros perrengues. Se você anda animado com a ideia, é bom ficar atento a alguns detalhes para se divertir com segurança. Confira:

    1) Objetivo: a primeira coisa é entender que a última preocupação nessa prova é correr. Sim, tem que ser ágil e tentar ser rápido, mas dificilmente você vai encaixar um ritmo como na corrida de rua. Ou seja, esqueça o relógio – preocupe-se apenas em chegar.

    Continua após a publicidade

    Corrida obstaculo (1)

    2) Cordenação: o trabalho motor é bem diferente daquele que você faz em provas convencionais. Nessas competições, você é obrigado a fazer mudanças bruscas de direção, deslocamentos, saltos, movimentos de sustentação do corpo e de impulsão. Por isso, a preparação física também deve ser diferente. Só a musculação pode não ser suficiente. Treinos funcionais ou de circuito e crossfit ajudam a trabalhar equilíbrio, força, impulsão, sustentação e agilidade.

    3) Atenção: a corrida de obstáculo também exige estratégia. Estude o percurso e os obstáculos e veja se tem condições de enfrentá-los.

    Continua após a publicidade

    corrida-obstaculo-3

    4) Preparo: para encarar uma prova dessas, você precisa de energia. A preparação inclui uma dieta equilibrada que garanta forças para os treinos e, especialmente, para o dia D.

    5) Trajes: até a roupa que você vai usar precisa ser bem escolhida. Evite peças muito largas, que podem enroscar nos obstáculos. Prefira as que não impedem os movimentos, como legging e bermudas justas, e opte por camisetas com tecidos tecnológicos que são leves e não retém o suor.

    Continua após a publicidade

    6) Pés: igualmente os tênis devem ser confortáveis, resistentes e com bom amortecimento. Um modelo voltado à corrida de aventura é o ideal.

    Animado para começar a mexer o corpo? Saiba também onde encontrar bons parques para praticar na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

    Publicidade
    Publicidade