Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Aquecimento e alongamento: o que é e quando fazer

Muita gente me pergunta se é preciso mesmo fazer aquecimento e qual o melhor momento para se alongar. Aqui vai um tira-dúvidas para ajudar. O que é aquecimento? É a preparação que você faz antes de iniciar a atividade física propriamente dita. Pode ser feito por meio de uma caminhada acelerada ou um trotinho de […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 00h53 - Publicado em 16 jul 2013, 12h00
 (/)
Continua após publicidade
alongamento-latinstock

(Foto: Inspirestock/Inspirestock/Latinstock)

Muita gente me pergunta se é preciso mesmo fazer aquecimento e qual o melhor momento para se alongar. Aqui vai um tira-dúvidas para ajudar.

Continua após a publicidade

O que é aquecimento? É a preparação que você faz antes de iniciar a atividade física propriamente dita. Pode ser feito por meio de uma caminhada acelerada ou um trotinho de cinco a 10 minutos, com o objetivo de elevar a frequência cardíaca e vascularizar musculatura.

E se eu não tiver tempo de aquecer? Às vezes você pode ter vindo caminhando de casa para a academia ou ao parque e se sente aquecido. Ainda assim é importante fazer um leve aquecimento – pelo menos cinco minutinhos de caminhada ou trote – antes do treino pra valer. Caso não tenha muito tempo e queira iniciar direto a atividade, o primeiro quilômetro rodado deve ser leve.

O que é alongamento? Pode ser definido como uma série de movimentos que tem por objetivo aumentar a flexibilidade, a força e a amplitude de movimentos, além de lubrificar as articulações. Mesmo quando a gente está em casa, numa boa, vendo tevê ou até em um intervalo durante o expediente do escritório, vale dar uma esticada.

Quando alongar? Antes e depois dos treinos de caminhada ou corrida. Mas o alongamento rende mais frutos se for feito a frio, ou seja, naquela hora em que você não está suando a camisa. Explicando: depois do exercício, quando a gente ainda está quente, é como se o corpo estivesse em um estado de analgesia deflagrado pelas substâncias liberadas durante a atividade. É por isso que fica mais fácil alongar naquela hora. Acontece que fica tão fácil, que muita gente, sem perceber, ultrapassa os limites e pode acabar estirando um músculo. Importante: alongamento não é facultativo. Deve ser feito antes e depois da corrida e da caminhada – só não exagere.

Publicidade