A palavra superação está na moda. Mas é preciso usá-la com consciência para que não perca seu valor. Já vi pessoas fazendo maratonas com sete horas de prova. Você sabe o que é expor seu corpo a sete horas de esforço? Não estou julgando o tempo marcado no cronômetro, mas sim questionando o comportamento de alguns que confundem os significados das palavras.
+ Cinco dicas para dormir melhor e turbinar o seu treino
É preciso ter determinação. Ela é um componente básico da vida de quem está se preparando e treinando para uma prova. Ou seja, você tem de traçar sua meta e treinar, dia após dia, para atingir seu objetivo. Treinou, fez sua lição de casa, então é só ir lá e correr. Você, uma pessoa que planejou, que se esforçou, deu o seu melhor e se superou. Tem todo o mérito!
Agora, não vejo superação no sujeito que sem treinar direito, sem planejar, sem ter uma estratégia, resolveu encarar uma maratona, por exemplo. Certamente ele quer posar de herói nas fotos pelas redes sociais. Em algumas dessas imagens vai aparecer quase se arrastando, vai chegar exausto, relatando dores e o quanto teve de ser forte pelo caminho. Não caia nessa.
O pior é que esse tipo de comportamento também aparece em provas menores, de 21 ou 10 quilômetros. E não é porque a distância é menor que você pode abusar. Não exija do seu corpo se ele não está preparado ou se, naquele momento, ele dá sinais de que algo não vai bem. Não arrisque sua saúde – e até sua vida como corredor – por cinco minutos de fama.
As consequências podem ser muito sérias. Cuidado na hora de encher a boca para dizer que você se superou. Conquiste seus objetivos, sim, mas com responsabilidade e respeitando os seus limites.
Saiba onde encontrar bons parques para praticar corrida na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.