Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Cine Vejinha

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tudo sobre cinema, estreias e os melhores filmes

Belas Artes: Conpresp não acata pedido de tombamento

Por Bruno Machado O tombamento do Cine Belas Artes não estava na pauta da reunião do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico), marcada para hoje (27) e publicada no último dia 20, no Diário Oficial. No entanto, o conselho decidiu acatar o parecer emitido pela Procuradoria Geral do Município e optou pelo não […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h00 - Publicado em 27 set 2011, 20h36
 (/)
Continua após publicidade

Por Bruno Machado

belas-artes-divulga%c3%87%c3%83o

Conpresp disse não ao tombamento do cinema; movimento em prol do Belas Artes afirma que “decisão foi tomada de portas fechadas” (foto: divulgação)

O tombamento do Cine Belas Artes não estava na pauta da reunião do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico), marcada para hoje (27) e publicada no último dia 20, no Diário Oficial. No entanto, o conselho decidiu acatar o parecer emitido pela Procuradoria Geral do Município e optou pelo não tombamento do cinema. A justificativa é que tombar pelo uso é inconstitucional e o prédio, por ter passado por diversas reformas, perdeu seu valor histórico.

Continua após a publicidade

Para Beto Gonçalves, integrante do MBA (Movimento pelo Cine Belas Artes), que luta pela reinauguração do cinema na esquina da Av. Paulista com a Rua da Consolação, foi “uma decisão tomada de portas fechadas”. Segundo ele, mais do que tomar providências quanto à decisão, o MBA vai lutar para que “a pauta seja publicada no Diário Oficial e rediscutida pelo Conpresp, de modo que haja transparência e debate com os setores interessados da sociedade”. O movimento também pede ao presidente do conselho, José Eduardo Lefèvre, que, antes de assinar a resolução definitiva sobre o não tombamento do cinema, aguarde uma reunião agendada para amanhã, às 15h, com o secretário de Estado da Cultura, Carlos Augusto Calil.

+ Leia mais sobre o Cine Belas Artes

+ Confira os filmes em cartaz na cidade

Continua após a publicidade

Mudança de endereço

Fora do país, André Sturm, dono do Cine Belas Artes, não foi encontrado pela reportagem para comentar o caso. De acordo com Leo Mendes, assistente de programação do cinema, cogita-se mudança de endereço e até mesmo de nome, “sem perder  a tradição de exibir filmes de arte, fora do circuito comercial”. Com a decisão do Conpresp, a hipótese ganha força: “Conheço o André há mais de 20 anos. Ele é cineclubista desde a adolescência e não vai ficar sem uma sala de cinema alternativa na cidade”.

Publicidade