Novo campus do Google é alimentado por energia livre de carbono
Localizado em Mountain View, Califórnia, o campus Bay View, assinado pelo BIG e Heatherwick Studio, possui um combinado de 50 mil placas solares
Projetado pelo BIG e Heatherwick Studio, o Google acaba de inaugurar seu novo campus, Bay View, localizado na cidade de Mountain View, na Califórnia.
Com 92 mil m2, o campus contém dois prédios. Cada estrutura é coberta por um telhado em forma de tenda composto por um sistema de painéis curvos equipados com um combinado de 50.000 placas solares que podem gerar quase 7 MW de energia.
Os níveis superiores dos dois prédios foram projetados com um piso flexível sob o dossel semelhante a uma tenda apoiado em finas colunas brancas.
Vários cubículos e partições foram usados para dividir as diferentes áreas de trabalho do Google.
Volumes cobertos foram colocados ao lado de divisórias de plantadores, enquanto cortinas e paredes transparentes seguem um layout de grade para criar uma sensação de “vizinhança“.
“O projeto do segundo andar tem variações nas placas de piso para dar às equipes uma área designada de ‘vizinhança’ que é altamente flexível para mudar de acordo com suas necessidades”, disse o Google.
Como resultado dos painéis solares do edifício, e dos parques eólicos próximos, a empresa explica que o edifício será alimentado por energia livre de carbono 90% do tempo.
De acordo com o Google, espera-se que o campus atenda à certificação LEED-NC v4 Platinum, além de se tornar a maior instalação a obter a certificação LBC Water Petal do International Living Future Institute – uma certificação que reconhece a reutilização de águas residuais e pluviais.
As estruturas são cercadas por 17,3 acres de paisagens naturais, incluindo pântanos e bosques, que fazem parte de uma iniciativa do Google para restaurar habitats naturais na área da baía mais ampla da Califórnia.