Avatar do usuário logado
OLÁ,

CASACOR

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Museu da Casa Brasileira muda de endereço e terá sede na Casa Modernista

A instituição anunciou que o contrato com a Fundação Padre Anchieta havia encerrado e o Museu precisaria deixar a sede atual, onde estava desde 1972

Por Yeska Coelho/CASACOR
11 abr 2023, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ícone da arquitetura moderna e do design brasileiro, o Museu da Casa Brasileira, único no país dedicado integralmente para arquitetura e mobiliário, ganhará uma nova sede que tem tudo a ver com sua identidade: a Casa Modernista, localizada no bairro Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

    Casa Modernista, localizada no bairro Vila Mariana.
    (Pedro Kok/Veja SP)

    Na última semana, a instituição informou que encerraria as atividades no imóvel Solar Prado no final de abril. A notícia pegou muita gente de surpresa, especialmente pela falta de perspectiva para onde as obras seriam enviadas. O Museu da Casa Brasileira estava sediado no local desde 1972.

    MCB ficará no imóvel Solar, localizado na Faria Lima, até o final de abril.
    MCB ficará no imóvel Solar, localizado na Faria Lima, até o final de abril. (CASACOR/Veja SP)
    Museu da Casa Brasileira muda de endereço e terá sede na Casa Modernista
    (CASACOR/Veja SP)
    Continua após a publicidade

    A razão para a mudança de casa foi o fim do convênio assinado com a Fundação Padre Anchieta, dona do imóvel. As atividades serão encerradas no dia 30 de abril, quando o museu voltará a ser de responsabilidade da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

    Apesar da nova sede, nem todas as obras irão para a Casa Modernista, visto que parte do acervo é propriedade da Fundação Padre Anchieta e irá permanecer na sede atual. Atualmente, o MCB conta com aproximadamente 1.400 obras, das quais 450 irão permanecer no Solar.

    A previsão para a reabertura do museu é em 2025. Até lá, as obras do MCB (cerca de 940 peças) deverão ficar em uma reserva técnica ou ainda no Museu do Ipiranga.

    Publicidade
    Publicidade