Reconhecimento dado aos projetos mais significativos da Semana de Design de Milão, o Prêmio Fuori Salone sucede o encerramento dos eventos na cidade italiana com o objetivo de promover tanto as instalações mais inesquecíveis exibidas fora do Salone del Móbile, selecionadas a partir do voto do público; como os conteúdos, projetos, atividades de relevância e interesse para a comunidade internacional exibidos no período, que recebem uma menção honrosa dos membros do júri.
E neste ano, o evento mais memorável desta edição selecionado pela comunidade de design é a exposição ‘KOHLER x Arsham: Divided Layers‘, que ficou em exibição no Dove Palazzo Senato – Via Senato, 10, em Milão. O vencedor receberá um prêmio físico, feito em impressão 3D, e um NFT relacionado, através do qual será possível visualizar em detalhes o processamento de dados do Fuorisalone.
Sobre a exposição
A exposição da Kohler apresentou a estreia mundial de uma experiência de arte imersiva em grande escala, intitulada “Divided Layers“: uma instalação que se baseia no lançamento da dupla de Rock.01, uma pia impressa em 3D projetada por Daniel Arsham em colaboração com Kohler.
A instalação imersiva é feita de uma série de painéis empilhados combinados para formar um túnel caminhável. Ao desenvolver Rock.01, Arsham se inspirou para criar Divided Layers para dar aos hóspedes a capacidade de se mover pela pia. Cada painel faz referência a um único plano da argila impressa em 3D que se junta para formar a pia.
Dentro da instalação, um lago atua como uma superfície espelhada para duplicar e refletir a abertura do volume cavernoso. Arsham pretende que os visitantes contemplem a aceitação do espaço e sua maleabilidade, entendendo a relação entre os volumes. A cadência das paredes imita o ritmo das colunas dentro do Palazzo, contribuindo para toda uma atmosfera que representa movimento ou fluxo.
Menções Honrosas
Um júri composto de personalidades do setor votou as Menções Honrosas desta edição do Prêmio Fuori Salone. Entre o grupo, está: Federica Sala, curadora do evento; Paulo Ferrarini, curador, palestrante e jornalista; Valentina Ventrelli, especialista em estética contemporânea; Mariagrazia Mattei, fundadora e presidente do centro de cultura digital Meet; Nicola Ricciardi, diretor artístico Miart; Mauro Martino, artista, designer e pesquisador; Patrick Tuttofuoco, artista; Francesco Zurlo, reitor da Escola de Design da Politécnica de Milão; Cristiano Seganfreddo, empreendedor e inovador criativo; e Davide Fassi, professor associado em Design da Politécnica de Milão.
Confira abaixo a lista de vencedores completa!
- Na categoria Interação, o júri escolheu o Feeling The Energy – Eni Plenitude & Interni Design Re-generation
- Na categoria Sustentabilidade, levou a melhor o Refractory Holotype
- Na categoria Tecnologia, foi votado o Tomorrow Living
- Na categoria Comunicação, venceu o Alla ricerca della leggerezza, da Hermès
Confira também a cobertura em primeira mão da CASACOR da Milan Design Week deste ano.
> Perdeu a Milan Design Week 2022? Confira os destaques da semana aqui!
> Milan Design Week 2022: design experimental se destaca na Alcova
> Semana de Design de Milão: confira os highlights do terceiro dia!