Em 2024, o Allianz Parque completa 10 anos da sua inauguração, sendo a maior obra arquitetônica em aço inoxidável do Brasil a apresentar uma ótima performance do material presente em sua fachada.
Totalmente construído com chapas perfuradas e tubos de aço inoxidável, o estádio tem projeto assinado pelo arquiteto Edo Rocha. O material proporciona maior reflexão do calor e maior resistência à corrosão, o que o torna uma técnica completamente alinhada aos princípios de edificações sustentáveis: economia de energia, baixo custo de manutenção e longa vida útil; além de ter um acabamento estético moderno.
A carenagem externa, totalmente em aço inox perfurado, atribui à arena uma couraça forte com bela textura, que lembra uma trama com espaços vazados, como se fosse um cesto de vime. As aberturas favorecem a ventilação natural e a cruzada, extremamente eficaz.
Além do maior, o Allianz foi o primeiro estádio de futebol do país a contar com aço inoxidável na fachada – posteriormente, a Arena Castelão, no Ceará, também utilizou o material porém no formato de chapas expandidas.