Na última terça-feira (02/08), a CASACOR São Paulo convidou um grupo de membros da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Comissão Permanente de Acessibilidade da Cidade de São Paulo (CPA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e entidades relacionadas a pessoas com deficiência para visitar a mostra e conferir de perto as ações relacionadas a acessibilidade desenvolvidas no evento, com a consultoria da arquiteta Silvana Cambiaghi, para reforçar a melhoria da experiência CASACOR para cadeirantes e deficientes visuais e auditivos.
Entre as ações desenvolvidas pela mostra, estão inclusas:
- Instalação no Térreo de uma planta tátil com dupla leitura (português e braille);
- Inserção de QRCode na mesa com áudio descritivo do Masterplan;
- Instalação de pisos táteis no elevador, no acesso à Bilheteria e na entrada e saída das rampas das Salas Especiais;
- Instalação de placas táteis numeradas na entrada de cada ambiente, nos corrimãos das rampas das Salas Especiais e nas cabines acessíveis dos WCs;
- No App CASACOR, foi incluído o tradutor em libras da Icom (parceria com a AME). A informação também está nos totens que indicam o download do App.
Entre os destaques desta edição, está também o mapa tátil do ambiente “Um jeito novo do mesmo jeito”, desenvolvido pela arquiteta Marina Linhares, que também instalou em seu espaço um vídeo explicativo com legendas e libras.
Acessibilidade é uma das palavras-chave da CASACOR. Desde 2018, todos os WCs da CASACOR possuem uma cabine acessível. Antes disso, em 2016, todos os ambientes passaram a permitir a circulação de cadeiras de rodas.