Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.

Carta ao leitor: Terra Brasil

Redatora-chefe Alice Granato fala sobre os bastidores da edição especial de Páscoa

Por Alice Granato
22 mar 2024, 06h00
capa-vejinha-cacau
As trufas da Chocolat du Jour explodindo sobre o mais puro pó de cacau nacional. (Henrique Peron/Veja SP)
Continua após publicidade

O prazer de degustar um chocolate ganha muito quando sabemos que é produzido na nossa terra, com o sabor do Brasil, no sentido mais amplo da palavra. Ver as fazendas da Bahia, da Amazônia e do Espírito Santo despontarem com as suas produções a pleno vapor e resgatando os tempos áureos do cacau nacional tem sido motivo de orgulho.

Nesta edição, em que trazemos o chocolate nacional como a estrela da Páscoa, o editor-executivo e crítico de gastronomia de VEJA SÃO PAULO, Arnaldo Lorençato, mergulhou no tema e revela em sua reportagem o caminho que o cacau percorre até se tornar chocolate. Convidamos o fotógrafo Henrique Peron, que conheci justamente fazendo o livro Fabricando Chocolate, para embarcar junto nessa inebriante viagem, e o resultado ficou mágico. Além disso, os chocolates brilharam na nossa degustação às cegas.

arnaldo-lorençato-henrique-peron
O editor-executivo Arnaldo Lorençato na produção das fotos realizadas pelo craque Henrique Peron. (Raquel Fleury/Divulgação)
ovo-pascoa-artesanal-dengo
O ovo de Páscoa em formato de cacau da Dengo, vencedor da degustação de ovos artesanais. (Henrique Peron/Veja SP)

Como o cacau tem cores e texturas, chamamos o paisagista Leo Laniado, criador da Terracor, para escolher três tons para estampar o fundo da capa e da reportagem: óxido amarelo (usado na imagem de capa), óxido ferrugem e aço corten.

Continua após a publicidade

cor-terracor

cor-terracor-henrique-peron
(Henrique Peron/Divulgação)
cor-terracor-henrique-peron
Placas com texturas coloridas da Terracor. (Henrique Peron/Divulgação)
Continua após a publicidade

Laniado assina o projeto do hotel Txai, na Costa do Cacau, com linguagem e cores bem brasileiras, reverenciando os encantos da Bahia e esse pedaço em especial, terra de Jorge Amado, nascido em Itabuna. Em seus livros, Amado se referia ao chocolate como “néctar sublime”. A mais perfeita tradução. Uma ótima Páscoa!

hotel-txai-costa-cacau
Um detalhe do hotel Txai, na Costa do Cacau. (Sérgio Pagano/Divulgação)

Foto da capa: Henrique Peron
Agradecimentos: Leo Laniado, Terracor (@terracoroficial) e Editora Sextante Artes (@editorasextante)

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 22 de março de 2024, edição nº 2.885.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade