Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.

Carta ao Leitor: Mundo virtual X real

Redatora-chefe Alice Granato escreve sobre a estreia da Gamescom em São Paulo, a foto de capa realizada com uso de IA e outros destaques da edição

Por Alice Granato
21 jun 2024, 06h30
torre-transburti-antonio-peticov
Torre TransBurti, de Antonio Peticov (Antonio Peticov/Reprodução)
Continua após publicidade

São Paulo recebe na semana que vem (de 26 a 30) a maior feira de games do mundo, a Gamescom, que movimenta uma indústria bilionária de jogos eletrônicos. É a primeira vez na América Latina. Aqui, ganha o nome de Gamescom Latam, e os números são estrondosos. A reportagem de Sérgio Quintella traz todos os detalhes.

Como estamos antecipando a feira, que nem montada estava, chamamos o ilustrador Marcelo Calenda, do estúdio Revolut, para criar uma imagem para a capa. “Usei inteligência artificial e retoque digital”, revela. Contudo, nos óculos de realidade virtual do garoto (criado por ele) tem uma imagem real: a fotografia da Avenida Paulista com a Torre Transburti, do consagrado artista plástico Antonio Peticov. A torre colorida, feita de neon, instalada em 1995, se tornou icônica, mas há cerca de um ano e meio foi retirada, para tristeza do artista e de quem passa pela Paulista.

marcelo-calenda-veja-sp
Marcelo Calenda, que criou a arte da capa utilizando a imagem de um garoto em IA (Acervo pessoal/Reprodução)

“Creio que ela deveria ser tombada, pois já fazia parte do perfil da cidade”, afirma Peticov. Por falar em tombamento, o sebo Desculpe a Poeira — festejando 10 anos —, do jornalista Ricardo Lombardi, é a prova de que é possível resistir ao tempo.

desculpe-a-poeira-sebo
Ricardo Lombardi, dono do sebo Desculpe a Poeira (Roberto Setton/Veja SP)
Continua após a publicidade

Na Mural SP, trazemos a obra-protesto da artista Lais Myrrha para o absurdo (para dizer o mínimo) PL 1904 antiaborto: Aborte Essa Ideia.

pl-aborte-a-ideia
A artista visual Lais Myrrha (Evi Fanan/Divulgação)
pl-aborte-a-ideia
Obra-protesto na Mural SP (Evi Fanan/Divulgação)
Continua após a publicidade

Em VEJA SP Viagem, a ótima notícia de que companhias áreas estão estudando voos diretos entre São Paulo e Búzios, o que tornará a visita ao balneário fluminense ainda mais convidativa aos paulistanos.

buzios-sp-rio-viagem-turismo
Vista do hotel Casas Brancas, em Búzios, que em breve terá voo direto de São Paulo (Divulgação/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de junho de 2024, edição nº 2898

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade