Carta ao leitor: a beleza cotidiana
Redatora-chefe Alice Granato fala sobre a efervescência do bairro da Liberdade, capa da edição
Em meio a uma rotina de trabalho massacrante, há belezas que, muita vezes, passam despercebidas. O cineasta alemão Wim Wenders revela isso em Dias Perfeitos, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O ator Koji Yakusho interpreta brilhantemente um homem comum que limpa banheiros em Tóquio e consegue enxergar poesia em seus momentos de contemplação — o que nos leva a pensar na beleza da vida cotidiana, no dia a dia simples e, ao mesmo tempo, grandioso.
Inspirados na cultura japonesa, na matéria de capa o repórter Saulo Yassuda e o fotógrafo Roberto Setton deram um rolê completo pela Liberdade buscando mostrar o fascínio que o bairro asiático gera nos turistas e paulistanos, mais e mais, num crescente movimento. O lugar vive apinhado de gente e ferve nos fins de semana. A matéria foi diagramada pela editora de arte, Marta Teixeira, que morou cinco anos no Japão, de 2000 a 2005. “O tempo em que vivi lá parecia que eu estava em outro planeta”, conta. “Quando vou à Liberdade, mato a saudade desse período. A matéria me fez dar uma volta por lá.”
Para comemorar os 80 anos do genial Chico Buarque, no dia 19, o Consumo da semana é dedicado a ele. Garimpamos produtos especiais que vão agradar em cheio aos fãs do cantor, compositor e escritor. Como não poderia deixar de ser, a revista destaca a estreia do espetáculo Fernanda Montenegro Lê Simone de Beauvoir, no dia 20, no Sesc 14 Bis, em um diálogo “absolutamente contemporâneo”, como traduz a atriz, magnífica em seus 94 anos, que ficará um mês na capital paulista.
Publicado em VEJA São Paulo de 14 de junho de 2024, edição nº 2897