Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.

Carta ao leitor: A arte cura

Redatora-chefe Alice Granato adianta a capa da semana, fala sobre o Dia dos Povos Indígenas e as mulheres talentosas que ocupam as páginas desta edição

Por Alice Granato
19 abr 2024, 06h00
carolina-jabor
Carolina Jabor chega às telonas com o filme "Transe" e vai rodar um longa em São Paulo. (Camilla Maia/Veja SP)
Continua após publicidade

Esta edição traz uma reportagem de fôlego de Sérgio Quintella (sua terceira capa seguida), sobre os 80 anos do Hospital das Clínicas, comemorados hoje, 19 de abril. Data de máxima importância, por ser o Dia dos Povos Indígenas, raízes do Brasil.

A medicina do HC está investindo na tecnologia de ponta e já começou a fazer testes para exames de ultrassonografia no Xingu, para atender a comunidade no local e evitar grandes deslocamentos.

Como a arte também cura, trazemos belas matérias de cultura — e destaco aqui mulheres muito talentosas. Na coluna Mural SP, a convidada é a artista visual Heloisa Hariadne, nascida em Carapicuíba, com seus trabalhos multicoloridos que nos levam a visitar a ancestralidade e o conhecimento dos povos indígenas, como destaca. Heloisa tem lindos murais na cidade, como o da foto abaixo.

mural-heloisa-hariadne
A arte multicolorida de Heloisa Hariadne. (Filipe Berndt/Divulgação)
heloisa-hariadne
Heloisa Hariadne, convidada da coluna Mural SP. (Filipe Berndt/Divulgação)
Continua após a publicidade

A cineasta carioca Carolina Jabor, com seu olhar sempre moderno e antenado com a pauta contemporânea, lança o filme Transe (em 2 de maio) nas telonas, uma combinação entre ficção e realidade, e fala em primeira mão à Vejinha sobre seus novos projetos em São Paulo, onde rodará seu próximo longa.

Temos ainda a retrospectiva da artista pernambucana Lúcia de Barros Carvalho, a Suanê, que chega ao MAC USP neste sábado (20), trazendo sua alma nordestina por meio de sonhos e lembranças refletidos nas obras.

suanê-barraca-romãs
Obra da artista plástica Suanê, a partir de amanhã no MAC USP. (Ana Viotti/Divulgação)
Continua após a publicidade

Saúde e arte caminhando juntos. Boa leitura.

Publicado em VEJA São Paulo de 19 de abril de 2024, edição nº 2.889.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade