Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.

Aquarela do Brasil

A redatora-chefe Alice Granato escreve sobre o bairro de Alphaville e outros destaques da edição

Por alice.granato
26 set 2025, 08h00 •
aquarelas
 (Bianca Smanio/Veja SP)
Continua após publicidade
  • A capa desta semana é uma reportagem sobre o bairro de Alphaville, que, após cinco décadas de sua criação, continua a atrair moradores que buscam conforto e segurança na vida em condomínio. Um grande empreendimento em moradias sustentáveis chama a atenção e será lançado em outubro. Os repórteres Humberto Abdo e Laura Pereira Lima contam tudo na reportagem, que teve ainda três visitas do fotógrafo Masao Goto Filho ao local. Para a capa, em uma foto trabalhada, a ilustradora Bianca Smanio coloriu a imagem de Masao em uma aquarela. Nossa equipe ouviu diversos moradores que enxergam na vizinhança uma oportunidade de vida mais próxima do interior, com serviços da metrópole.

    VEJASP_ALPHAVILLE_4610.jpg
    Vida em condomínio e projeto de moradia sustentável atraem paulistanos (Masao Goto Filho/Veja SP)

    Nas Amarelinhas, recebemos o curador do MAM, Cauê Alves, que revela para Ana Mércia Brandão os planos de reabertura do museu, em maio de 2026. Ele reforça a importância de uma democracia forte para o desenvolvimento da arte brasileira. Na semana passada, as ruas de todo o país foram tomadas por manifestantes e shows históricos de artistas contra a absurda PEC da Blindagem, derrubada por unanimidade na quarta (24) pelo Senado. Na Mural SP, o cartunista Caco Galhardo traz seu afiado humor para abordar o assunto.

    cauê-alves
    Cauê Alves fala da reabertura do MAM (Ding Musa/Divulgação)

    Seguimos apresentando um time de sete novos colunistas do site da Vejinha, escolhidos para trazer uma pauta diversa que agregue conteúdo e relevância para nossos leitores. Ao comemorar seus quarenta anos de história, a VEJA SÃO PAULO vive um processo de modernização, em conteúdo e forma, cada vez mais abertos e abrangentes. Viva a democracia brasileira, com todas as cores de uma linda aquarela. Boa leitura!

    Siga
    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA São Paulo de 26 de setembro de 2025, edição nº 2963

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês