Os desfiles das escolas de samba começam nesta sexta-feira (5) em São Paulo. Até domingo (7), os grupos especial e de acesso se apresentarão no sambódromo do Anhembi, na Zona Norte. Segundo a SPTuris, o público poderá acessar o local a partir das 19h.
Nesta sexta (5), sete escolas se apresentarão: Pérola Negra, Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Gaviões da Fiel e a Acadêmicos do Tatuapé.
A primeira noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval paulistano será marcada por homenagens a um bairro, uma cidade, uma atriz e uma agremiação que desfila no Grupo Especial do Rio.
A partir das 23h15, Pérola Negra abre a noite contando a história da Vila Madalena, na Zona Oeste da capital, seu bairro de origem. A dança será o fio condutor do desfile, que contará com a participação de bailarinos da companhia de dança Cisne Negro. Ela também traz a primeira rainha de bateria estrangeira do carnaval, a angolana Carmen Mouro, de 38 anos.
Na sequência, a Unidos de Vila Maria vai homenagear a cidade de Ilhabela, no litoral paulista. A água será um destaque nas alegorias. Já a Águia de Ouro levará para a avenida o enredo Ave Maria Cheia de Faces. Embora pareça ser um tema religioso, o objetivo é mostrar figuras femininas importantes na história da humanidade.
A Rosas de Ouro, uma das favoritas da noite, terá como tema a tatuagem. “A história da tatuagem se confunde com a da humanidade. As pessoas se tatuavam na Antiguidade e, hoje em dia, as famílias se tatuam, as pessoas tatuam o nome dos filhos”, diz Angelina Basílio, presidente da agremiação.
Ela conta que a comunidade abraçou o enredo Arte à Flor da Pele/ A Minha História Vai Marcar Você e até ela foi conquistada pela tatuagem. “Eu me tatuei pela primeira vez há dois meses. Fiz três rosas. Fiz também o nome do meu pai.”
A atriz Claudia Raia será o tema da Nenê de Vila Matilde. Os grandes musicais e a dança estarão nas alas e alegorias. A escola da zona leste também promete, no encerramento do desfile, uma homenagem à Beija-Flor de Nilópolis, onde a atriz desfila há mais de 30 anos.
Agremiação com a torcida mais empolgada do Sambódromo do Anhembi, a Gaviões da Fiel vai seguir uma tendência dos últimos anos e apostar em um tema abstrato. A escola vai falar sobre as coisas fantásticas da vida. O tema será É Fantástico! Imagine, Admire e Sinta!
Uma ala coreografada vai interagir com o abre-alas. A escola promete uma surpresa feita pelo gavião, símbolo da agremiação. As luzes de LED ainda vão dar destaque aos ritmistas da bateria “ritimão”.
Já na manhã de sábado, com horário de desfile previsto para começar às 5h45, a Acadêmicos do Tatuapé vai encerrar os desfiles. A agremiação terá a escola Beija-Flor de Nilópolis, do Grupo Especial do Rio, como homenageada pelo enredo É Ela, a Deusa da Passarela: Olha a Beija-Flor Aí, Gente!
No sábado (6), Unidos do Peruche, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Dragões da Real e X-9 Paulistana.
E o domingo é dia das escolas de acesso Barroca Zona Sul, Tom Maior, Colorado do Brás, Morro da Casa Verde, Camisa Verde e Branco, Mancha Verde, Imperador do Ipiranga, Leandro de Itaquera e Independente Tricolor.
Confira a ordem dos desfiles nos três dias de Carnaval:
Sexta-feira, dia 5 de fevereiro
23h15 – Pérola Negra
Tema: : “Do Canindé ao samba no pé. A Vila Madalena nos passos do balé”.
0h20 – Unidos de Vila Maria
Tema: :“A Vila famosa é mais bela, Ilhabela das maravilhas”
1h25 – Águia de Ouro
Tema: “Ave Maria cheia de faces”.
2h30 – Rosas de Ouro
Tema: “Arte à flor da pele. A minha história vai marcar você”.
3h35 – Nenê de Vila Matilde
Tema: “Nenê apresenta seu musical: Rainha Raia nas Asas do Carnaval”.
4h40 – Gaviões da Fiel
Tema: “É Fantástico! Imagine, admire e sinta!”.
5h45 – Acadêmicos do Tatuapé
Tema: “É ela, a Deusa da Passarela – Olha a Beija-flor aí gente!”.
Sábado, dia 6 de fevereiro
22h30 – Unidos do Peruche
Tema: “Ponha um pouco de amor numa cadência e vai ver que ninguém no mundo vence a beleza que tem o samba…100 anos de samba, minha vida, minha raiz”.
23h35 – Império de Casa Verde
Tema: “O Império dos Mistérios”.
0h40 – Acadêmicos do Tucuruvi
Tema: “Celebrando a religiosidade, Tucuruvi canta as festas de Fé”
1h45 – Mocidade Alegre
Tema: “Ayo – A alma ancestral do samba”
2h50 – Vai-Vai
Tema: “Je Suis Vai-Vai, bem-vindos a França”
3h55 – Dragões da Real
Tema: “Surpresa! Adivinha o que eu trouxe pra você?”
5h – X-9 Paulistana
Tema: “Açaí guardiã! Do amor de Iaçã ao esplendor de Belém do Pará”.
Domingo, 7 de fevereiro
21h – Barroca Zona Sul
Tema: “Bakhita”
22h – Tom Maior
Tema: “Travessias de Milton Nascimento, todo artista tem de ir aonde o povo está..”
23h – Colorado do Brás
Tema: “Transformando a química da Vida”.
0h – Morro da Casa Verde
Tema: “Mzemba-a-Nzinga, Dom Afonso I –Um Rei Cristão no Império Africano do Congo”.
1h – Camisa Verde e Branco
Tema: “Nas águas sagradas de Oxum, Iemanjá e Oxalá, Camisa Verde dá um banho de alegria”.
2h – Mancha Verde
Tema: “Mato Grosso, uma Mancha Verde no coração do Brasil”
3h – Imperador do Ipiranga
Tema: “A Imperador reluz esperança Com… Don Quixote Dela Mancha”.
4h – Leandro de Itaquera
Tema: “Rainhas de todos nós, mulheres guerreiras! Ê, Baiana… Com suas bênçãos, a Leandro conta sua história e celebra o centenário do samba”.
5h – Independente Tricolor
Tema: “O que conta no faz de contas”.
+ Três blocos infantis para curtir em família
+ Destaque na Vai-Vai, consulesa da França fala sobre elite e racismo
(Com Estadão Conteúdo)