A grandiosidade da cidade de São Paulo proporciona muitas opções na hora de fazer as compras. Muitas vias da cidade contam com comércio especializado. É o caso, por exemplo, da Rua São Caetano (especializada em noivas e casamentos) ou da Rua Santa Ifigênia (repleta de artigos eletrônicos)
+ Livro oferece descontos de 50% em passeios
Vantagem para quem precisa pesquisar: com muita disposição e um calçado confortável, é possível percorrer lojas e lojas em busca das melhores opções e preços.
Confira doze ruas de comércio especializado para fazer compras econômicas:
Bijuterias, tecidos, fantasias e festas
Famosa anualmente pelo grande movimento na época de fim de ano, a Rua Vinte e Cinco de Março e suas redondezas são repletas de lojas com preços mais baixos que nas demais da capital. Não é a toa que muitos comerciantes de outros estados vêm até aqui renovar os estoques de suas lojas. Para bijuterias e fantasias, percorra a Ladeira Porto Geral. Para papelaria, tecidos, aviamentos e brinquedos, a opção é a própria Vinte e Cinco. Para artigos de festas, a dica é a Rua Barão de Duprat.
Cozinha
Na região da Luz, a Rua Paula Sousa oferece equipamentos e artigos para cozinha. Com a vasta opção de lojas, é possível encontrar de utensílios simples até os mais incomuns, além de máquinas industriais. Confira uma seleção de boas lojas na via.
Eletrônicos
Quebrou algum eletrônico e precisa de alguma peça muito específica para consertá-lo? Na Rua Santa Ifigênia certamente você encontrará. A rua oferece uma enorme diversidade de peças e eletrônicos.
Enxoval do bebê
Com preços abaixo do mercado, quem está em busca de móveis e enxoval para montar o quarto do bebê não pode deixar de conhecer a Avenida Zaki Narchi. Como as lojas concentram-se apenas na avenida, as mamães gestantes podem apurar opções e preços sem grande sufoco. Monte seu roteiro com boas lojas para se planejar antes de sair de casa.
Joias
Alianças, anéis, brincos e colares saem mais em contra na Rua Barão de Paranapiacaba, no Centro, conhecida como “Rua do Ouro”. São mais de 300 lojas na pequena rua que concentra joias e semijoias de prata e ouro, por preços mais baixos que em redes de joalheria. Confira dez lojas imperdíveis para as compras.
Lustres, luminárias e iluminação
Quem passa a pé ou de carro pela Rua da Consolação já sabe qual é a especialidade de suas lojas: grandes e brilhantes, os lustres e luminárias das vitrines chamam a atenção. Algumas lojas também incluem objetos de decoração para casa em suas prateleiras. É possível, entre os achados, até mesmo personalizar arandelas com estampas ao gosto do cliente.
Música
Para os fãs de música e instrumentos musicais, a dica é a Rua Teodoro Sampaio, na região de Pinheiros. Além dos produtos, a via oferece diversos cursos musicais.
Noivas
Lá vem a noiva… ou o noivo… ou os dois! Afinal, a Rua São Caetano, na região da Luz, expõe em suas vitrines opções para vestir o casal e itens interessantes que estão na modinha de organização dos casamentos, como plaquinhas e gravatas diferentes.
Perfumes
Os artesãos vão encher o carrinho nas ruas Tabatinguera, Do Carmo e Silveira Martins. Nelas, conhecidas como “Ruas das Essências”, é possível encontrar matéria-prima para produzir velas, perfumes e sabonetes.
Roupas femininas casuais e de festa
A rua José Paulino, no Bom Retiro, é uma tentação para mulheres que procuram roupas em geral e vestidos para festa para ocasiões como casamentos (no caso de madrinhas e convidadas).
+ Sete achados que não parecem comprados no Bom Retiro
+ Lojas de chocolate que aceitam vale-refeição
Roupas, cama mesa e banho
A região do Brás é a perdição de quem precisa renovar o guarda-roupa e as roupas de cama. Na Rua Bresser, é possível encontrar marcas como Rovitex, Malwee e Hering a preços mais baixos que nos shoppings. Roupas para cama, mesa e banho podem ser encontradas na Rua Maria Marcolina. Atenção também para as lojas das marcas Adidas e Líquido: em esquema de outlet, os preços são muito mais baixos que nas demais lojas.
Utensílios Domésticos
Especializado em utensílios domésticos e artigos de decoração, o bairro do Pari tem boas vitrines e movimento menos intenso que a Rua 25 de Março ou o Brás. Não deixe de desbravar a Avenida Vautier e a Rua Tiers.
+ Avenida Vautier: a versão mais calma da 25 de Março
Dicas para um dia de compras:
■ Vá com calçados confortáveis
■ Atenção com pertences em multidões (bolsa, dinheiro, celular)
■ Compre o bilhete de volta do metrô na ida, já que na volta, a fila pode ser grande
■ Lojinhas escondidas em galerias costumam ter preços mais baixos que as de grandes vitrines
■ Muitas lojas do Brás e do Bom Retiro não oferecem provador, mas autorizam a prova da roupa por cima da que você estiver
■ Vá com roupas rentes, que permitam experimentar uma peça por cima