Baseado na minha experiência como headhunter e em conversas com outros profissionais da área, cheguei a um guia essencial para quem deseja brilhar nessa rede profissional.
Foto do perfil –Como o foco é o conteúdo, e não a aparência, preocupe-se apenas em postar uma imagem atual e com um look de ambiente de trabalho
Introduções – Deve ter cerca de duas linhas. Se você tiver histórico em marketing, escreva “profissional com experiencia de xx anos em marketing”. Os melhores perfis nem colocam essa introdução, já que as experiências falam por si
Idiomas – Não existe a opção “avançado”. Ou você é fluente, ou não é. Mentir em uma habilidade pode manchar sua imagem no mercado
Histórico profissional – Não basta citar apenas as empresas nas quais já trabalhou. É fundamental falar também dos cargos que ocupou, das responsabilidades e dos cases de sucesso
Gestão de pessoas – Habilidade importante e em falta no mercado. Assim, em cada projeto descrito no seu histórico profissional, procure incluir para quem você se reportava e quantas pessoas havia no seu time.
Projetos fora do ambiente corporativo – Apontar se possui algum histórico de liderança fora do ambiente corporativo, principalmente engajamento em iniciativas sociais. Demonstra comprometimento.
Recomendações – Aqui, vale mais a qualidade do que a quantidade. Procure ter duas ou três recomendações de profissionais experientes, que foram seus gestores diretos no passado.