Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Boa Vizinhança

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Como fazer a reciclagem de lixo no seu prédio

O seu condomínio ainda não recicla o lixo que produz? Que tal promover uma mudança de comportamento? Afinal, reciclagem do lixo, hoje em dia, é uma atitude moderna, sinal de cidadania, não é mesmo? + Como organizar as brincadeiras das crianças no condomínio? E você pode começar comentando com o síndico do seu prédio que gostaria […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 13h51 - Publicado em 14 dez 2015, 13h28
 (/)
Continua após publicidade

reciclagem

O seu condomínio ainda não recicla o lixo que produz? Que tal promover uma mudança de comportamento? Afinal, reciclagem do lixo, hoje em dia, é uma atitude moderna, sinal de cidadania, não é mesmo?

Como organizar as brincadeiras das crianças no condomínio?

E você pode começar comentando com o síndico do seu prédio que gostaria de colocar o assunto na próxima assembleia de condomínio porque, antes de mais nada, é preciso checar se há espaço adequado para isso em seu prédio e ele é a pessoa mais indicada para isso.

Caso não haja espaço para recolher todos os materiais possíveis, não desanime! Escolha alguns. Talvez você possa começar com papel (jornais e revistas, por exemplo), material mais fácil de ser aguardado.

Caso haja lugar e condições adequadas, o condomínio poderá comprar lixeiras coloridas, próprias para cada tipo de lixo. As mais comuns são azul (papel e papelão), vermelho (plástico), verde (vidro) e amarelo (metal). E elas devem ser sempre mantidas em local limpo e devidamente fechadas.

Continua após a publicidade

Saiba o que fazer quando você tem um pet e vai mudar para um condomínio

Mas existem outras cores ainda e talvez valha como curiosidade: preto (madeira), laranja (resíduos perigosos), branco (resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde), roxo (resíduos radioativos), marrom (resíduos orgânicos) e cinza (resíduos não recicláveis, misturados ou contaminados).

É muito importante que os moradores sejam orientados a separar os lixos recicláveis do lixo comum, assim como os funcionários do prédio, que não devem misturar um com outro. Talvez seja interessante um treinamento para os funcionários, que aprenderão não só a importância da reciclagem, mas ainda terão noções de manejo ideal.

É preciso ainda definir quem será responsável pela retirada periódica do material reciclado do condomínio. São Paulo possui coleta seletiva em alguns bairros. Para solicitar o serviço, você deve entrar em contato com a prefeitura.

Continua após a publicidade

Se o seu bairro não estiver nessa lista, uma outra possibilidade é que esse material seja levado aos postos de entrega voluntária da prefeitura de São Paulo. São lugares específicos para a entrega de material reciclado. O site traz a relação completa.

Ou ainda, há cooperativas de catadores que podem ir até seu prédio e coletar o material.

O planeta agradece!

 

Publicidade