Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Bichos

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tudo sobre o mundo pet

Como é ver e ouvir como um cão? Exposição na capital permite experiência

Em cinco salas, visitantes poderão conhecer curiosidades sobre esses animais e como sua relação com os seres humanos começou

Por Júlia Rodrigues
7 jun 2022, 17h44
Exposição imersiva sobre cães. Há ilustrações de diferentes raças em forma de modelos expositivos no chão, em volta de uma árvore cenográfica. A cor predominante das paredes e do chão é laranja. Há dois painéis nas paredes
Terceira ala da exposição: diferentes raças existentes de cachorro (Charles Vicente dos Reis/Empresa DZK Videos/Divulgação)
Continua após publicidade

A relação entre humanos e cachorros é o tema de nova exposição no Mooca Plaza Shopping, na Zona Leste da capital. Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual surgiu da paixão do jornalista Jaime Spitzcovsky pelos cachorros – ele tem em sua casa 16 deles, a maior parte resgatada. “Eu achava que, por conviver a vida toda com cães, eu os compreendia, mas, na verdade, eles nos compreendem muito mais do que o contrário”, ele explica. A pretensão era trazer ao país algo que Jaime viu em museus da Inglaterra e de outras partes da Europa.

Ala de uma exposição com um telão com uma ilustração de um homem primitivo e um cachorro atual
Entrada da exposição: primeiro contato entre humanos e cães (Charles Vicente dos Reis/Empresa DZK/Divulgação)

No espaço de 200 metros quadrados, cinco alas narram, com recursos interativos, a história da convivência entre o Homo sapiens e o Canis lupus familiaris, que data de milhares de anos atrás. Na primeira delas, os visitantes assistem à uma grande tela, com uma animação que explica como essa relação começou, quando os animais ainda eram lobos primitivos. 

+Cachorro foge e é visto assistindo a jogo da Ponte Preta em estádio

Na segunda, um painel interativo traz informações sobre a ossada mais antiga de cachorro encontrada ao lado de um ser humano, além de boxes nas paredes sobre o papel dos bichinhos em diferentes civilizações antigas. Há ainda painéis em que é possível executar comandos para um cachorrinho virtual.

Continua após a publicidade
Sala de exposição que simula um jardim de cachorro
Última sala: enxergar o mundo como eles (Charles Vicente dos Reis/Empresa DZK/Divulgação)

Em seguida, há uma árvore com algumas das raças mais famosas e suas origens – sem deixar de lado, claro, os SRDs (sem raça definida), representado por um vira-lata caramelo – e um quiz digital para descobrir qual delas você seria de acordo com sua personalidade. Na quarta ala, dá para conhecer as particularidades dos cachorros em cada país, como seus latidos em diversas línguas são expressados, e outras curiosidades. Por fim, a última sala permite que os visitantes ouçam e enxerguem como um cachorro a partir de painéis e uma estação com fones de ouvido. Todo o espaço é pet friendly. Livre. (30min).

Mooca Plaza Shopping, ☎  3548-4537. ♿ Ter. a sex., 12h/20h. Sáb., 10h/22h. Dom. e feriados, 12h/20h. R$ 20,00 (quarta a sexta) e R$ 30,00 (finais de semana e feriados). Até 31/7. moocaplaza.com.br.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 12,90.

Publicidade