Governardo Geraldo Alckmin sanciona lei que proíbe testes em animais para desenvolvimento de cosméticos
O governador de São Paulo Geraldo Alckmin sancionou hoje, quinta (23), lei que proíbe a utilização de animais em testes para o desenvolvimento de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. O projeto de lei 777/2013 é de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PEN). Para as empresas que desobedecerem as novas regras, está prevista […]
O governador de São Paulo Geraldo Alckmin sancionou hoje, quinta (23), lei que proíbe a utilização de animais em testes para o desenvolvimento de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. O projeto de lei 777/2013 é de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PEN).
Para as empresas que desobedecerem as novas regras, está prevista uma multa, que deve ser regulamentada em aproximadamente 90 dias, de cerca de 1 milhão de reais por bicho usado para esse fim.
São Paulo se torna o primeiro Estado do Brasil a proibir a prática. O veto de uso de cobaias em desenvolvimento de remédios, entretanto, não está previsto no texto.
Muito dessa agilidade do Governo se deve à invasão no ano passado do Instituto Royal, em São Roque, onde cães beagles eram usados para testes. Ativistas retiraram os pets de lá, sensibilizando a população para a causa.
+ Leia mais: Marcas de cosméticos que não fazem testes em animais
+ Dez informações que você precisa saber sobre o Instituto Royal e os testes em animais
+ União Europeia proibe a venda de cosméticos produzidos a partir de compostos testados em animais