Por que será que o pessoal insiste em pegar no pé dos gatos pretos? Coitados. Eu tenho uma pretinha em casa, a Luna, e não consigo imaginar que ela possa de alguma forma me trazer azar.
A Volkswagen lançou ontem um comercial televisivo, produzido pela agência Almap BBDO, abordando o lançamento do Gol 2013. O anúncio mostrava um motorista estacionando um carro e sugeria que objetos de sorte e dispositivos de segurança ajudavam o proprietário a estacionar em uma vaga difícil. No final, um gato preto pulava no capô, indicando que não dá para ser sortudo o tempo todo.
Como já era esperado, choveram reclamações dos defensores dos animais na internet sobre o assunto. Teve gente que apelou até para o Reclame Aqui. E, após a enxurrada de protestos, a marca de carros alemã resolveu tirar a propaganda do ar. Veja abaixo a explicação que eles publicaram no Facebook:
“A Volkswagen do Brasil esclarece que “o comercial de varejo denominado ‘Superstição’ será retirado do ar nesta quarta-feira (dia 06 de fevereiro) em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema. Em nenhum momento, no comercial, a Volkswagen quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais. Pelo contrário. Os animais sempre serviram de inspiração para as nossas campanhas, por sua inteligência e exuberância, e geraram filmes marcantes como o do Cachorro-Peixe e da Ovelha-Nuvem (ambos para a SpaceFox), dos Tigres (CrossFox) do elefante Korama (Amarok), do “’cachorro Pug falante” (Jetta) e dos cães Labradores (Gol)”.”
Tem quem apoie a veiculação e argumente que as pessoas são livres para não comprar o carro da Volkswagen caso se sintam ofendidas com a publicidade. Mas o que é preciso entender é que esse tipo de anúncio reafirma o preconceito contra os felinos de pelo preto. O que os prejudica na hora das adoções e pode até incitar maus tratos.
Eu não consegui achar o tal vídeo, mas caso ele apareça, posto por aqui.
Qual é sua opinião sobre o assunto?