Uma pesquisa divulgada pela revista Science nesta segunda-feira (29) revela o que muitos humanos já imaginavam: os cachorros conseguem compreender palavras.
+ Justiça condena dona de 23 cães por incomodar vizinhança
Os autores da pesquisa são membros da Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste, na Hungria. Segundo eles, o cérebro canino processa palavras distintas independentemente da entonação, imitando o nosso cérebro. O hemisfério cerebral esquerdo processa palavras e o direito, a entonação.
Durante o trabalho dos estudiosos, os animais ouviram repetidamente combinações de palavras e entoações de voz. Por exemplo, escutaram palavras de incentivo com entonação neutra e palavras desconexas com entonação de incentivo. A percepção dos autores foi que quando as palavras de elogio eram acompanhadas de uma entonação com emoção, a região da recompensa do cérebro do pet era ativada.
+ Ensaio fotográfico mostra cães sendo imitados pelos seus donos
A domesticação desses animais, ao longo dos séculos, pode ter sido o principal motivo que desencadeou esse desenvolvimento na estrutura cerebral deles. Evolução, esta, que o cientistas consideraram uma surpresa científica.