Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Bichos

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tudo sobre o mundo pet

Baleia-franca é flagrada amamentando filhote em Ubatuba

Inicialmente equipe suspeitou que animal estivesse encalhado no litoral

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 jul 2022, 12h42
baleia franca com filhote
Essa espécie de animal é mais lenta do que a Jubarte e não é muito comum no litoral de São Paulo (Instituto Argonauta/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma equipe do Instituto Argonauta flagrou uma baleia-franca amamentando o filhote próximo à praia Vermelha, em Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo. Inicialmente a suspeita era a de que o animal estivesse encalhado em uma rede.

+Baleia morre ao ficar enrolada em rede de pesca de 50 metros

Segundo o instituto, as baleias-francas têm uma natação mais discreta e lenta, sem os saltos e batimento de nadadeiras característicos das Jubartes. Isso faz com que muitas pessoas confundam e venham a suspeitar que o animal está com problemas, o que não era o caso.

Uma equipe especializada chegou perto dos animais e os avistou na última sexta-feira (29). Segundo a análise do instituto, mãe e filhote estão bem e precisando apenas de descanso para em breve seguir viagem.

+Homem morre espancado durante show do cantor Fábio Jr.

“Por serem animais lentos e frequentes em áreas costeiras, as baleias-franca já foram alvo de caçadores, o que resultou na quase extinção da espécie”, afirmou o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta.

Continua após a publicidade

Essa foi a terceira vez que uma baleia-franca apareceu na região. Elas são  mais comuns no sul do país.

Publicidade