De acordo com a publicação americana Journal of Wall Street, a moda dos homens barbados pode estar no fim. Os pelos no rosto já ganharam brilho de glitter e flores; foram compridos (aquele visual ‘lenhador’), aparados, bem cuidados ou desleixados. Mas os barbeiros de Nova York começam a perceber que seus clientes não querem mais o visual, responsável por aquele ar de masculinidade na produção.
+ Veja atores com e sem barba e tire suas conclusões
O ‘boom’ da barba começou lá por 2013 com os famosos em Hollywood e hoje paira por todos os estilos. Aconteceu porque os homens queriam mostrar a masculinidade de maneira mais estilosa. “A maioria deles tem cabelo curto e cultivar a barba abre um novo espectro de autoexpressão”, disse Martial Vivot, um cabeleireiro que atua em Nova York e cuida de famosos como Jake Gyllenhaal, Seth Rogen e Justin Timberlake, que começaram suas carreiras ainda adolescentes e, para mostrar que atingiram a maturidade, abusaram das barbas de vários estilos.
A pergunta é: a barba ainda é legal? “Você chega em um bar e tudo o que vê são caras barbudos, todos iguais. Eu não gosto disso”, contou um executivo de vendas que trabalha na Ralph Lauren. O barbeiro Robert McMillen acredita que ela atingiu o seu pico e está prestes a ser extinguida. “Os homens com barbas e físico mais corpulento estão começando a reduzi-las, trazendo o look para um olhar mais simplificado”, explicou.
+ AS Barbearia abre suas portas para público masculino e não deixa as mulheres de fora
Em 2014, pesquisas realizadas na Inglaterra mostraram que mais da metade das mulheres disse sentir atração por homens barbados. Entre as escolhas também apareciam os cavanhaques e os bigodes. Mas, homens, atenção: 100% das moças afirmaram que a barba não pode ser mal cuidada (do tipo volumosa), curta demais ou aquela que machuca o rosto. O visual ‘barba por fazer” é o preferido entre as entrevistadas. Mas, acredite, ela requer cuidados.