No dia 3 de setembro comemora-se o dia da barba. E, para elas, há os mais variados serviços: clube de assinaturas de lâminas de barbear, barbearias e variadas opções de e-commerce para compra de produtos direcionados.
+ Barbearias com estilo vintage crescem em São Paulo
+ Assinatura de lâmina de barbear e mais serviços para homens
Segundo dados do Ibope, o homem brasileiro contemporâneo tornou-se mais consumista, gastando cerca de 15% a mais do que a mulher no cartão de crédito. Outro estudo – o Global Cosmetics & Toiletries – aponta que as vendas de produtos masculinos para tratamento da pele aumentaram em 41,5% no Canadá, 21,5% na França e 19,3% na Itália. O Brasil tem participação no mercado de cosméticos masculinos importante ocupa a segunda posição no ranking mundial, segundo estudo feito pela Euromonitor.
Nos últimos anos, cresceu o número de e-commerces voltados para o público masculino. A lista de compras inclui xampu para a barba, cera para o bigode e óleo hidratante. Empresas como ComBarba, Poseidon, Barba Brava, Dr. Jones, Men’s Market, Shop4Men e WeMale ganham força a cada dia.
+ Praticidade nas compras impulsiona mercado de cosmético masculino
Para os homens que gostam de manter o visual alinhado em casa, o barbeiro Abdel Ismaili, da Garagem Barbearia, dá dicas preciosas:
– Ao decidir deixar a barba crescer, procure um especialista e tire suas dúvidas. Ele vai explicar como manter o melhor desenho, quais os produtos ideais para estilizar e a frequência com que você deve fazer a manutenção dos pelos crescidos;
– O tempo para fazer a barba é específica para cada tipo de pele. O ideal é visitar o barbeiro de 15 em 15 dias para corrigir os pelos crescidos;
– Para quem prefere cuidar em casa, é preciso investir em um bons produtos. Creme de barbear, lâmina e pós-barba são essenciais. Isso garante que a pele não fique irritada;
– A barba é como o cabelo; precisa ser limpa diariamente para evitar o mau cheiro. Quem usa cera, óleo hidratante ou perfume deve ter mais atenção;
– Para barbas volumosas, use sempre o secador para tirar a umidade. O vento quente também ajuda a deixar os pelos alinhados, lisos e macios;
– A barba mais comprida, aquela que ultrapassa a linha do pescoço, pode receber um relaxamento nos pelos, que deixará o visual mais liso e sempre alinhados.
Para quem prefere cuidar do visual na barbearia, há várias boas opções. Muitas delas contam com cadeirões retrô e carta de cerveja à disposição dos clientes. Conheça algumas, abaixo:
Com salões repletos de elementos dos anos 50, o pequeno estabelecimento que nasceu na Rua Augusta ganhou outras quatro unidades espalhadas pela capital. Corte de cabelo e manutenção da barba, feita com navalha e toalhas quentes, custam 80 reais.
Barbearia Cavalera
A barbearia modernosa, com estilo rock’n’roll e localizada dentro da loja Cavalera, na Oscar Freire, foi inaugurada em agosto de 2013. Idealizada pelo músico Marinho, ex-Pavilhão 9, tem entre os serviços oferecidos o corte tradicional e barba feita com toalha quente, por 70 reais, e o corte, por outros 70 reais.
Trata-se de um espaço dentro do spa L’Occitane da Vila Nova Conceição, com o conceito de uma barbearia tradicional, mas com um grande diferencial: profissionais treinados para, além de fazer a barba, aplicar alguns tratamentos faciais. Oferece o serviço de barba por 100 reais, e o corte de cabelo por mais 100 reais.
Localizado no bairro do Itaim, na badalada da Rua Professor Atílio Innocenti, o sóbrio espaço abriga um salão voltado exclusivamente ao público masculino. Entre os serviços, tem corte de cabelo (90 reais) e barba (55 reais), além de pacotes express para quem tem apenas 30 minutos.
O espaço, localizado na Rua Augusta, 2780, tem como cabeleireiro chefe Carlos Cesário, que cobra 160 reais por corte. Se for para deixar a barba em dia, o investimento é de 57 reais. Para quem optar por um combo barba e cabelo, o custo fica em 130 reais. Homens que querem manter unhas alinhadas gastam 42 reais para as mãos e 57 reais para os pés. Se as mulheres quiserem acompanhar os homens, podem ficar sob os cuidados do cabeleireiro Thiago Fortes. A escova custa de 85 a 120 reais, o corte de 250 a 300 reais e a manicure sai por 39 reais.
Localizada no segundo andar do salão de beleza Retrô Hair, na Rua Augusta, a barbearia reúne fãs do estilo retrô. Divide espaço com salão de beleza feminino. Para fazer a barba, gasta-se 55 reais; e o corte masculino sai por 75 reais.
Confira mais preços na tabela abaixo: