Termina nesta terça (7) a 15ª edição do Big Brother Brasil e um dos assuntos mais comentados nas redes sociais foram as olheiras da paulistana Amanda, finalista do reality show. Fotos da sister foram alvos de memes e comentários de muitas mulheres que também sofrem com as manchas escuras e as bolsas de gordura abaixo dos olhos. Durante os três meses de confinamento, Amanda se esforçava para amenizar as olheiras com maquiagem. Mas será que esse é o único meio de combatê-las?
+ Xampu de escargot é um dos lançamentos apresentados na feira Hair Brasil
+ Sophia Abrahão aparece loira e intriga internautas
A dermatologista Giana Campoi, de São Paulo, explica que há diversos tratamentos para combater as manchas que se formam na região abaixo dos olhos. Cada caso específico deve ser avaliado por um profissional. “No caso da Amanda, ela possui um conjunto de problemas que devem ser tratados. Pelas fotos, podemos notar o excesso de pele abaixo dos olhos e também bolsas de gordura. Isso faz com que o olhar fique mais pesado. As olheiras são bem pigmentadas e a pele está mais ressecada”, explica.
Para o caso da Amanda, seria necessária uma série de tratamentos. “Eu indicaria primeiro a intervenção cirúrgica. Retiraria o excesso de pele e removeria as bolsas. Hoje, as bolsas causam inchaço, deixando as olheiras ainda mais aparentes. Depois, sessões de laser e aplicações de ácido hialurônico injetável para hidratar a pele e deixar a área mais viçosa”, complementa Giana. A dermatologista explica que os procedimentos são simples e em geral não é preciso de repouso. O local é trabalhado apenas com o uso de pomada anestésica.
+ A maquiagem mágica de 5 minutos
+ Karina Bacchi posta selfie sem maquiagem e internautas aprovam visual
É importante incluir na rotina de beleza um creme específico para as olheiras com propriedades hidratantes. “Neste creme é necessário conter também substancias para clarear a pigmentação da pele, um componente específico para fazer a vaso constrição do local e também substancias antioxidantes para cuidar do envelhecimento da pele”.
A dermatologista indica ainda dois tipos de tratamentos com laser específicos para o caso de Amanda. “O laser de luz intensa pulsada é ideal para melhorar a pigmentação da pele e diminuir os vasos na região. O outro é o laser fracionado não ablastivo, que promove a formação de novas áreas de colágeno, deixando a pele mais firme”. Além disso o ácido hialurônico injetável preenchedor, que geralmente é aplicado no decorrer do tratamento e bem próximo da goteira lacrimal, ajuda a esconder os sulcos mais profundos que se formam ao redor dos olhos e deixam a aparência mais cansada.
+ Risqué lança coleção de esmalte e internautas questionam machismo
Maquiagem é importante, mas não é tudo
Na hora de se maquiar, quem tem as olheiras mais profundas precisa lembrar que, quanto mais ressecada e rachada a pele, menos se deve usar pó por cima da região. A dica é hidratar bem todo o rosto antes de aplicar a base, que deve ser a ideal para o seu tipo de pele. Na região dos olhos, use também primer antes do corretivo.
A ordem é aplicar primeiro o corretivo de olheiras. Depois, aplique a base por todo o rosto. Evite corretivos pesados ou pastosos pois eles podem craquelar com o tempo. Não use pó por cima da base se a sua olheira estiver muito ressecada ou inchada e dê preferência para bases e corretivos mais mais líquidos e com acabamento mais brilhante.
+ Batom é truque poderoso na hora de corrigir as olheiras
Aposte nas paletas de corretivos específicas, garantindo melhores resultados. Veja a seguir algumas sugestões: