Completando 20 anos, a São Paulo Fashion Week, em sua 39º edição, não poderia ser mais especial. No Parque Cândido Portinari, anexo ao Parque Villa Lobos, em São Paulo, pudemos assistir ao último desfile da übermodel Gisele Bündchen nas passarelas do mundo da moda.
A top, com patrimônio avaliado em 451 milhões de dólares, de acordo com a revista americana Forbes, escolheu o Brasil para se aposentar e emocionou a todos presentes. Ela também se sensibilizou e chorou enquanto ainda estava na passarela. Assista ao desfile dela para a Colcci:
+ Veja os detalhes do último desfile de Gisele Bündchen
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=xe5D1YW_dh8?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Depois da despedida de Gisele, na quarta (15), outra grande surpresa foi o desfile de Lea T para a grife Têca, de Helo Rocha, na quinta (16). A modelo veio com exclusividade para a SPFW e disparou, depois de ser questionada sobre seus próximos desfiles na semana de moda paulistana: “Olha, não sei viu? Pode ser o último ano sim. Não sei se terão outros”.
Ela desembarcou em São Paulo trazendo em sua bagagem Obi, um simpático cachorrinho da raça yorkshire, que acompanhava a modelo pelo backstage da marca.
A filha do jogador de futebol Toninho Cerezo, que ficou conhecida mundialmente por ser a primeira modelo transgênero a estrelar uma campanha internacional, da marca francesa Givenchy, em 2010, conta que ainda sofre preconceito.
“Rolam muitas diferenças quanto ao comportamento e a aceitação das pessoas. Apesar de ser recebida de braços abertos aqui no Brasil, ainda sei que o tema é uma novidade. A primeira pergunta que eu ouço sempre é: ‘Como ficou a sua cirurgia íntima’?, que eu tento levar numa boa e acho até interessante a curiosidade”.
A brasileira foi eleita uma das doze mulheres que mudaram o nome da moda italiana pela revista norte-americana Forbes.
+ Gisele posta foto de seu primeiro desfile
Também na quinta (16), o estilista Ronaldo Fraga abriu seu desfile com um manifesto. A coleção foi inspirada nas sereias, que, na visão dele, representam a força do feminino.
“A mulher tem o poder de transformar, o homem de executar”, contou. As sereias levantaram também um questionamento a um modelo de perfeição que não existe, os padrões de idade, de beleza, etc. “A sereia não envelhece.”
Ronaldo colocou 35 mulheres de 19 a 85 anos sentadas no meio do cenário, todas vestindo caudas de sereia e com os seios à mostra. Além da diferença de idade, as mulheres com biótipos variados estavam ali justamente para questionar os padrões de beleza.
“É um manifesto político. Não à toa, os espelhos estavam virados para a plateia, com o objetivo de que outras mulheres se vejam como elas. São figuras femininas diferentes, com corpos diferentes”, explicou o estilista.
Outra famosa que agitou o backstage da SPFW foi a atriz Ísis Valverde. Simpática, ela participou do desfile da marca Gloria Coelho na sexta (17) e foi embelezada por Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. Uma verdadeira bagunça de fotógrafos se formou ao redor da atriz, que respondia gentilmente a todos os jornalistas.
Quando perguntei sua ligação com a moda, ela contou que foi por conta dos desfiles que fazia aos 15 anos que começou a fazer teatro: “Usei o dinheiro dos primeiros trabalhos para pagar as aulas de teatro e, consequentemente, eu comecei desfilando, apesar de ser baixinha e quase ninguém acreditar em mim. Não desisti e hoje estou aqui!”.
Quando o assunto é beleza, Ísis contou que gosta de “abusar do batom vermelho e dos cabelos com cara de sereia, ondulados e com um volume mais selvagem”.
Quem também esteve no backstage da marca trabalhando foi a ruiva Julia Petit. Ela faz parte da equipe de maquiadores da M.A.C, outra grande oportunidade que surgiu em sua carreira. Recentemente, a apresentadora lançou sua primeira – e única – coleção de maquiagens assinada em parceria com a empresa canadense.
O sucesso foi tão grande que em dois dias os itens estavam encerrados. “Nem eu acreditei na velocidade que tudo aquilo aconteceu. Mal lançamos e os batons e sombras esgotaram em poucas horas. Estou muito feliz com tudo o que vem acontecendo”, contou Julia.
O desfile da grife Adriana Degreas, na sexta (17), foi ousado e totalmente na contramão do verão. Exibindo um visual mais dramático e gótico, as modelos vestiam peças em preto e branco, com recortes bem cavados. Na maquiagem, assinada por Henrique Martins, os olhos ganharam contorno preto e foram desenhados artisticamente.