A Avon anunciou nesta quarta (18) que banirá o teste em animais em toda a cadeia de produção global. Trata-se de uma importante movimentação neste setor, uma vez que a empresa faz parte da Natura&Co, a maior empresa brasileira do segmento de cuidados pessoais, de acordo com a Euromonitor International.
A marca informou que banirá o teste em bichos na China, o último país onde ocorre esse tipo de procedimento. Trata-se de um importante mercado para a etiqueta e onde o teste é obrigatório para itens a exemplo de desodorantes e protetores solares. Para seguir operando no país, a empresa deve passar por reformulações e abrir novos canais de e-commerce, que não exijam o cumprimento dos requisitos legais em relação ao teste em bichos.
No Brasil, os testes em animais não ocorrem há trinta anos.
Não faltam acenos recentes por partes de etiquetas de beleza em busca de produtos que não envolvam sofrimento de bichos ou até ingredientes de origem animal. A Dailus, por exemplo, colocou à venda batons de 9,90 reais feitos deste modo. A Kat Von D lançou uma excelente máscara para cílios de composição vegana, uma boa novidade. Na cidade, marcas a exemplo da Simple Organic e da Biossance contam com linhas completas de produtos do segmento.