Tarsila e Koons juntos no Masp: Erika Verzutti e o humor que permeia o conjunto das peças
Esculturas da artista paulistana trazem referências a produções de outros artistas, como na que junta Tarsila do Amaral com o americano Jeff Koons
Erika Verzutti: A Indisciplina da Escultura traz 79 obras da artista paulistana ao 1º subsolo do Masp. A exposição, com curadoria de André Mesquita, chama a atenção pelo humor que permeia o conjunto de peças. Verzutti percorre parte da história da arte sem se deixar endurecer. Em Tarsila com Koons (2015), ela remete, de maneira divertida, às formas vistas em tela da pintora paulista, como Sol Poente (1929), e às cores metálicas dos famosos infláveis do artista americano. Nessa torrente ainda, ela aproxima momentos distintos. Em Vênus Libere Seus Mamilos (2017), passeia por diferentes figuras com esse mesmo título. Por meio da textura da peça, parece flertar com a Vênus de Willendorf, datada do período paleolítico. Quando pensamos no nome do trabalho, hesitamos ao imaginar que pode ser uma paródia da escultura grega Vênus de Milo. Mas, quem sabe, a deusa de Verzutti pode ter aderido ao feminismo e suas causas, não é?
> Masp. Avenida Paulista, 1578, ☎ 3149- 5959. Terça, sábado e domingo: 10h às 17h30; quarta a sexta, 12h às 17h30. R$ 45,00. Grátis às terças e toda primeira quarta do mês. Até 31 de outubro. Visitas agendadas em: tinyurl.com/ydnwt2ub.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de agosto de 2021, edição nº 2751