Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Mostra celebra defesa da democracia e 15 anos do Instituto Vladimir Herzog

Em cartaz na Cinemateca Brasileira, exposição reúne 191 conteúdos sobre lutas e movimentos sociais dos últimos 60 anos

Por Ana Mércia Brandão
5 jul 2024, 06h00
diretas-ja-anhangabau
Manifestação das Diretas Já: 16 de abril de 1984 (Alfredo Rizzutti/Ag. Estado/Divulgação)
Continua após publicidade

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) comemora quinze anos de existência em 2024 e, para marcar a data, realiza a exposição Sobre Nós – 60 anos de resistência democrática no Brasil, em cartaz na Cinemateca Brasileira. A exibição traça um panorama histórico das lutas e movimentos sociais em defesa da democracia no país, de 1964 até agora, estruturando-se em eixos como jornalismo e liberdade de expressão, educação e a tríade memória, verdade e justiça.

Os temas abordados incluem, além da resistência ao regime militar, as jornadas de junho de 2013 e a ocupação de escolas por alunos secundaristas em 2015. Outro tópico é a Comissão Nacional da Verdade, colegiado instituído pelo Governo Federal em 2011 para apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

Para traçar esse panorama, Sobre Nós se vale de 191 peças, entre fotografias, áudios, vídeos, obras e conteúdos textuais, como a revista Pif-Paf e outros periódicos da imprensa de resistência à ditadura, documentos que ilustram o enfrentamento de jornalistas e artistas à censura e manifestações artísticas e culturais na defesa dos direitos civis.

o-jogo-da-democracia-revista-pif-paf
‘O Jogo da Democracia’, na Pif-Paf: desenho de Ziraldo (1932-2024) (Instituto Vladimir Herzog/Divulgação)

Um dos destaques é a repressão sofrida pela escola de samba Vai-Vai em suas músicas e fantasias. A exposição traz, ainda, outras letras de sambas-enredo censuradas.

Continua após a publicidade

Um espaço é dedicado ao cinema, com a mostra É preciso estar atento, que, de 11 a 14 de julho, exibe quatro filmes que dialogam com as obras em cartaz, seguidos por um debate com os diretores de cada longa. Serão exibidos Domingo no Golpe (Gisele Beiguelman e Lucas Bambozzi, 2024), que aborda os atos golpistas de 8 de janeiro, Torre das Donzelas (susanna Lira, 2018), sobre presas políticas na Ditadura Militar, além de Memória Sufocada (Gabriel Di Giacomo, 2021), que investiga o passado do Coronel Brilhante Ustra, e Espero Tua (Re)Volta (Eliza Capai, 2019), sobre a ocupação das escolas em 2015.

Com Sobre Nós, o Instituto Vladmir Herzog retoma as conexões com a Cinemateca, espaço que sediou sua inauguração.

Cinemateca Brasileira. Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino.☎ 5906-8100. Todos os dias, 8h/18h. Grátis. Até 22/7. cinemateca.org.br.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 5 de julho de 2024, edição nº 2900.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade