Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

136 edições da revista Fotóptica para estudar

Instituto Moreira Salles disponibiliza publicação, tocada pela família Farkas

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 Maio 2020, 06h00 - Publicado em 1 Maio 2020, 06h00
Ciclista anônimo, fotografia de Thomaz Farkas que integra a mostra "Uma Antologia Pessoal", do Instituto Moreira Salles, São Paulo, 2011. (Thomaz Farkas/Divulgação)
Continua após publicidade

A Novidades Fotóptica, publicação editada entre 1953 e 1987, é agora disponibilizada virtualmente pelo Instituto Moreira Salles (IMS). As 136 edições existentes podem ser vistas em um diretório no link: revistas.biblioteca.ims. com.br/fotoptica/.

O produto editorial teve diferentes formatos. Até 1967, com cara de jornal, servia também para propagandear produtos do meio. Depois, virou uma revista e ganhou maior densidade ao se aventurar na divulgação de ensaios de nomes como Otto Stupakoff e Claudia Andujar, além de artigos científicos.

Desdobramento do desenvolvimento da fotografia moderna no Brasil, a Novidades Fotóptica nasceu de uma loja de equipamentos fundada pelo pai de Thomaz Farkas (1924­2011).

O húngaro abrasileirado, autor da foto acima, assumiria mais tarde o estabelecimento que teve como um de seus endereços a Rua São Bento, na região central da cidade. As experimentações, que o tornariam um dos grandes nomes da linguagem, junto com seus colegas de Foto Cine Clube Bandeirantes, também seriam responsáveis por projetar a publicação no mercado de arte para o resto do mundo.

Publicidade