Renato Soares relembra três décadas de fotografias em nova mostra
Exposição individual reúne imagens feitas em convivência com povos originários de regiões de todo o país

Com curadoria de João Kulcsár, Povos da Amazônia, Guardiões do Presente e do Futuro destaca trinta fotografias de Renato Soares, cujo olhar reflete mais de três décadas de convivência com povos originários de regiões de todo o país.
“No começo da profissão, eu trabalhava com outras coisas, mas já juntava dinheiro para visitar esses lugares”, relembra o fotógrafo mineiro.

“Em todos os parques nacionais que conheço, sempre há problemas de queimadas e ataques. Nas aldeias indígenas, eles também usam da floresta, mas é tudo mais preservado porque o índio não é dono da natureza, ela que é dona dele. Ele necessita preservar o próprio ambiente”, observa.
Para o início da mostra, uma visita guiada por Renato será conduzida na terça (4), às 19h.

“Esse recorte mostra a diversidade humana que venho fotografando há mais de trinta anos. Meu projeto é fotografar todas as 305 etnias. Já fiz mais de 100. Mas o importante não é alcançar o objetivo, é simplesmente o caminho.”
Senac Lapa Scipião. Rua Scipião, 67, Lapa, ☎ 3475-2200. Acessível a cadeirantes. A partir de quarta (5). 8h/21h. Até 30/4. Grátis.


Publicado em VEJA São Paulo de 31 de janeiro de 2025, edição nº 2929