Pina Contemporânea reflete sobre o fim do mundo em nova mostra
Exposição reúne 34 artistas brasileiros e estrangeiros e analisa como o pensamento dos artistas sobre o tema mudou desde 1969, ano da chegada do homem à Lua
A Pinacoteca reflete sobre o fim do mundo e imagina novos inícios em Era uma vez: visões do céu e da terra, que reúne obras de 34 artistas, como a americana-colombiana Carolina Caycedo e as brasileiras Anna Bella Geiger e Iole de Freitas, a partir de sexta (25).
Com curadoria de Ana Maria Maia, Lorraine Mendes e Pollyana Quintella, a exposição analisa como o pensamento dos artistas mudou desde 1969, ano da chegada do homem à Lua e da divulgação do primeiro relatório da ONU sobre problemas do meio ambiente urbano. Parte das obras tematiza o fascínio pelo que está além da Terra, como Yauti in Heavens (Saturno, Lua aterrissagem e Lua Chegada), de Regina Vater, outra reflete sobre os problemas do planeta.
Há ainda obras que adicionam uma camada ancestral e espiritual ao tema, como uma pintura de Isael e Sueli Maxakali feita para a mostra.
Pina Contemporânea. Avenida Tiradentes, 273, Luz. Qua. a seg., 10h/18h (entrada até 17h). R$ 30,00 (sáb., grátis). Até 21/4/2025. pinacoteca.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 25 de outubro de 2024, edição nº 2916.