o Museu do Ipiranga, fechado desde 2013, celebra os 467 anos de São Paulo com o lançamento na segunda (25) de um hotsite dedicado à história da terra da garoa (e do sol quente no verão). Entre os materiais vistos por lá estão pinturas, mapas e fotografias que fazem parte do acervo da instituição, que deve abrir as portas novamente em 2022.
Na primeira categoria de itens, é possível destacar Panorama de São Paulo, 1889 (1942), de José Canella Filho. Na segunda, há Planta Geral da Capital, datada de 1897, confeccionada sob a supervisão do artista Pedro Augusto Gomes Cardim.
Por último, vale voltar os olhos para imagens que trazem a Avenida Nove de Julho feitas pelo engenheiro e fotógrafo Werner Haberkorn. Uma delas mostra a construção da via, que se iniciou em 1929, mas só finalizada mais de uma década depois.
Outra foto traz o corredor futuramente fervilhante já pronto, cercado de prédios e casas ao redor. Não há certeza quanto à data exata em que esses trabalhos foram feitos. Estima-se, então, o período entre 1940 e 1960. Para arrematar o conjunto, também é importante citar o clique de Guilherme Gaensly da Rua 15 de Novembro estampado em um cartão-postal do início do século XX.
Acesse o site em spterritorioemconstrucao.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
Publicado em VEJA São Paulo de 27 de janeiro de 2021, edição nº 2722