Museu da Língua Portuguesa celebra os diferentes sotaques brasileiros em mostra
Nova exposição temporária tem painel com mais de 500 nomes curiosos de municípios brasileiros e instalações sobre os aspectos mecânicos da fala

O Museu da Língua Portuguesa celebra os diferentes sotaques brasileiros em Falar Falar Falares, sua nova exposição temporária. Com curadoria da cenógrafa e cineasta Daniela Thomas e do escritor e linguista Caetano W. Galindo, a mostra aborda tanto os aspectos mecânicos da fala, quanto os seus significados e suas implicações.
Para falar sobre ar e respiração, um microfone capta sons de pessoas respirando e uma projeção de luz pulsa conforme estes sons. Em outro núcleo, o público entra em contato com os diferentes sotaques brasileiros e descobre quais caminhos certas palavras traçaram até chegar ao nosso vocabulário.
Há ainda um quiz em que os visitantes vão testar se conhecem mesmo os diferentes sotaques falados Brasil afora e um painel com mais de 500 nomes curiosos de municípios brasileiros.
Museu da Língua Portuguesa. Praça da Luz, s/n, centro. ☎ 4470-1515. → Ter. a dom., 9h/18h (entrada até 16h30). R$ 24,00 (sáb. e dom., grátis). Até 14/9.
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de abril de 2025, edição nº 2939.