A Ocupação Milton Santos abriu nesta quarta-feira (19) no Itaú Cultural, com um panorama aprofundado da vida e obra do geógrafo baiano (1926-2001).
Com mais de 150 peças, entre fotos, vídeos, textos, livros, depoimentos e objetos pessoais, a exposição conta a história do intelectual responsável pela renovação da geografia no Brasil a partir dos anos 70.
No percurso da mostra, temas importantes na sua obra, como espaço geográfico, economia urbana e globalização, ganham ilustrações assinadas pelo Coletivo Curadores, e uma seção é dedicada ao ponto de vista de Santos sobre a questão racial.
Ao final, uma projeção exibe o mapa de sua cidade natal, Brotas de Macaúba, e apresenta a relação do escritor com a periferia.
Após retornar do exílio da ditadura militar, o cientista se tornou professor titular da USP, em 1984, onde lecionou por mais de dez anos — ao longo de sua carreira acadêmica nacional e internacional, santos recebeu vinte títulos de Doutor Honoris Causa, como da Universidade Federal de Pernambuco, em 1999.
A curadoria, concepção e realização é da equipe Itaú Cultural, com consultoria de Flávia Grimm e Manoel Lemes. Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, ☎ 2168-1777. ♿ Ter. a sáb., 11h/20h; Dom., 11h/19h. Até 8/10. Grátis. itaucultural.org.br.