Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Grupo espalha mensagens positivas pelas ruas de São Paulo

Mais de 40 localidades já receberam as frases, incluindo a Avenida Paulista

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 Maio 2020, 12h39 - Publicado em 21 Maio 2020, 22h26
Projeto Ruas Do Bem
Projeto Ruas Do Bem: mensagens postitivas durante a quarentena (@ruasdobem/Divulgação)
Continua após publicidade

No final de semana do feriado de Páscoa, o produtor gráfico Victor Ghiraldini fez um convite a um grupo de amigos: unir forças para espalhar frases positivas durante a quarentena para evitar o avanço da Covid-19 pela cidade de São Paulo, por meio da técnica de estêncil.

Convite aceito, o diretor de criação Marcelo Nogueira criou as mensagens a serem marcadas no asfalto. Para registrar a iniciativa, mais tarde intitulada de Ruas do Bem, foram chamados os fotógrafos Bruno Sandini, Acauã Fonseca, Natasha Fernandez e Denis Phillips.

View this post on Instagram

Abril de 2020. Início da crise do Covid19 no Brasil. Sem vacina ou medicamento eficaz, nossa única defesa contra o espalhamento do vírus era o isolamento social. Mesmo assim, figuras importantes da sociedade minimizavam o perigo da doença e incitavam as pessoas a voltar para as ruas. Acontece que elas, as ruas, ao invés de simplesmente assistirem a tudo isso caladas, decidiram falar. … Assim nasceu o projeto Ruas do Bem. . Idealização > @victor_ghiraldini Texto e Frases > @nognogueira . Fotografia > @_aka1 @brunosandini @natashaedurne @coresesons . Realização > @thedeeppam @babicaputo @leomancenido @mobtchello @_rafa.meireles @je.quadros @ssidbatista @pedrodedeus Apoio > @miolopg @impactmidiabr @smculturasp @urbanismopref . . #ruasdobem #coronavirus #covid_19 #covid #covid19brasil #fiquememcasa @parque_minhocao @elevadao @stenci@mundo_rua_sp #corona #virus #covid19 #quarantine #stayhome #socialdistancing #staysafe #pandemic #pandemia #bhfyp #coronavirusbrazil #coronavirusoutbreak #coronavirusnews #estencil #estêncil #artesgraficas #elevadojoaogoulart #minhocao #minhocão @sp_arte @spdagaroa

A post shared by Ruas do Bem (@ruasdobem) on

Até o momento, mais de 40 pontos na cidade receberam as frases com tom otimista. Elas  têm cerca de 15 metros de comprimento. A primeira ação, que ocorreu na madrugada do dia 21 de abril, surpreendentemente concentrou a realização de 25 intervenções. De acordo com Ghiraldini, o próximo passo é estender a iniciativa para a periferia. 

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90

“Estamos pensando no formato e adequando as mensagens, porque não faz sentido chegar lá e só jogar tinta no chão. Nem falar para as pessoas ficarem em casa, considerandos as dificuldades de moradia”, reflete ele.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

Na penúltima semana de Abril, algumas ruas de São Paulo ganharam intervenções artísticas e amanheceram com mensagens inspiradoras, a intenção foi reforçar a importância do isolamento social na luta contra o coronavírus. “A cidade não está vazia. Está cheia de amor ao próximo" ( frase de @nognogueira), lida no asfalto acima, está na avenida paulista em frente ao @masp. . Idealização > @victor_ghiraldini Frases > @nognogueira . Fotografia > @brunosandini . Realização > @thedeeppam @babicaputo @leomancenido @mobtchello @_rafa.meireles @je.quadros @ssidbatista @pedrodedeus Apoio > @miolopg @impactmidiabr @smculturasp @urbanismopref . #ruasdobem #coronavirus #covid_19 #covid #covid19brasil #fiquememcasa @parque_minhocao @elevadao @stenci@mundo_rua_sp #corona #virus #covid19 #quarantine #stayhome #socialdistancing #staysafe #pandemic #pandemia #bhfyp #coronavirusbrazil #coronavirusoutbreak #coronavirusnews #estencil #estêncil #artesgraficas #elevadojoaogoulart #minhocao #minhocão @sp_arte @spdagaroa

A post shared by Ruas do Bem (@ruasdobem) on

O projeto Ruas Do Bem utiliza tinta à base de água nas intervenções, que tiveram o aval da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).

Publicidade