Julio Le Parc, mestre da arte cinética, tem obras inéditas na Nara Roesler
Artista argentino de 96 anos apresenta séries recentes que trabalham o estudo da cor
O pintor argentino de 96 anos Julio Le Parc, um dos grandes nomes da arte cinética mundial, apresenta cerca de cinquenta obras recentes e inéditas na Galeria Nara Roesler, com abertura nesta quinta-feira (8).
Julio Le Parc: Couleurs é composta por pinturas feitas em 2024. Entre elas, treze em grande escala da série Alquimias, na qual o artista se debruça sobre o estudo da cor. O público também pode acompanhar o processo criativo dessa série a partir de Proyectos para alquimia, um conjunto de 27 desenhos em que Le Parc experimenta cores variadas para compor as pinturas.
O nome da mostra, “cores” em francês, faz referência a essa característica das obras e ao local onde Le Parc vive desde 1950: Paris.
A exposição conta, ainda, com obras tridimensionais, entre elas Mobile Color (2024), com placas de acrílico colorido suspensas por fios de nylon, totalizando quase quatro metros de altura por 3 metros e meio de largura, em que o artista propõe uma transição cromática de tons mais quentes para os mais frios, e outras duas estruturas luminosas em madeira, acrílico, luz e folha colorida.
Nara Roesler. Avenida Europa, 655, Jardim Europa. ☎ 2039-5454. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 19/10. nararoesler.art.
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de agosto de 2024, edição nº 2905.