Conheça a obra monumental feita com tecidos Dior que está em cartaz em SP
Artista portuguesa Joana Vasconcelos, que já expôs no Palácio de Versalhes, abre individual na Casa Triângulo

Uma escultura com 3,51 metros de altura, 7,29 metros de largura e 7,52 metros de profundidade pode ser vista na Casa Triângulo: Valkyrie Léonie (2023), de Joana Vasconcelos. Junto de outras inéditas no Brasil, ela integra a individual Around the World, que inaugura nesta quinta-feira (5).
A artista portuguesa, que já expôs no histórico Palácio de Versalhes, na França, funde tecidos, crochê, bordados e luzes para fazer uma interpretação contemporânea do mito nórdico das valquírias — virgens guerreiras encarregadas de levar os heróis mortos em batalha à mítica Valhalla.

Parte de uma série produzida por Joana desde 2004, a obra, batizada em homenagem à feminista belga Léonie La Fontaine, utiliza tecidos Dior trabalhados artesanalmente, fornecidos pela marca na ocasião de seu desfile da coleção Outono-Inverno 2023/2024, para o qual a artista também criou uma escultura monumental.
Além dos tecidos, para montar a Valkyrie Léonie foram necessários: croché de algodão feito à mão, adereços, LED, poliéster, insuflável, ventiladores, um microcontrolador, uma fonte de alimentação e cabos de aço.
Completam a mostra três esculturas suspensas sobre o potencial poético do gesto e da leveza, também compostas por tecidos da grife francesa.
Casa Triângulo. Rua Estados Unidos, 1324, Jardim América, ☎ 3167-5621. → Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 10h/17h. Grátis. Até 26/7.
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de junho de 2025, edição nº 2947.