Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Festival NaLata reúne nomes internacionais e nacionais e pinturas gigantes

Focado em obras em laterais de prédios, intenção da manifestação é quebrar barreiras para a arte pública, segundo idealizador do evento; até 27 de setembro

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 set 2021, 06h00
foto do nível do chão de lateral de prédio com grafite colorido sendo produzido
Mural dos artistas espanhois PichiAvo em andamento no Festival NaLata 2021: arte pública em São Paulo (@cabrauu/Instagram/Divulgação)
Continua após publicidade

Quando você joga uma pedra em um lago, formam-se vários círculos concêntricos, certo? Essa imagem pode ajudá-lo a entender o Festival NaLata, que é voltado à realização de obras de arte gigantes em laterais de prédios. O evento, que ocorre até 27 de setembro, chega à sua terceira edição tendo como centro o Largo da Batata, onde vão ser pintados murais pelo artista americano Shepard Fairey, conhecido pelo personagem Obey e por ter criado, à época da primeira eleição de Obama, uma imagem do ex-presidente americano junto à palavra Hope (esperança, em inglês).

Dali o movimento se irradia para outras localidades do bairro de Pinheiros e para a Avenida Faria Lima. Ao todo, são onze artistas, incluindo o duo espanhol PichiAvo, o lendário Doze Green, que tinha uma obra em parceria com OSGEMEOS em mostra recente na Pinacoteca, e as pintoras Kika Carvalho e Heloisa Hariadne, que estavam com trabalhos também na pina, mas na mostra Enciclopédia Negra. “Nosso objetivo é quebrar paredes, dos museus, das galerias, para que mais pessoas possam ter acesso à arte”, defende Luan Cardoso, idealizador do evento. “Mas é importante frisar que não somos um festival de grafite, nosso foco é a arte pública em geral, o que inclui experimentações com outras linguagens, como a escultura.”

> Festival NaLata. Até 27 de setembro. Confira o endereço dos murais: www.nalatafestival.com.br

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 29 de setembro de 2021, edição nº 2757

Publicidade